Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Tua Saúde
19:00:00
 
 

Coletivo gaúcho é selecionado pelo Ministério da Cultura para divulgar patrimônio cultural do RS na Europa

por Denise Furlanetto

Restauro da Capela de Santo Antônio de Castro foi o projeto selecionado

Foto: Divulgação

A Escaiola Arquitetura Rara, coletivo de profissionais que atuam na área do patrimônio histórico e cultural, vai representar o Rio Grande do Sul no Congresso Rehabend 2024, especializado na reabilitação e gestão de bens históricos. O grupo foi um dos selecionados no edital de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura, lançado em 2023. O programa tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio cultural de atividades e ações inovadoras que abordem temas de diferentes áreas do conhecimento e que integrem e articulem cadeias produtivas da cultura. O Rehabend é considerado um dos principais congressos da área e, em 2024, será sediado em Gijon, na Espanha. No evento, o coletivo de especialistas gaúchos apresentará quatro trabalhos desenvolvidos no estado, com destaque para a restauração da Capela de Santo Antônio de Castro, em Carlos Barbosa. Igreja centenária construída entre os anos 1908 e 1916 com o envolvimento de toda a comunidade, a capela é um símbolo do patrimônio histórico da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

O processo de restauração da capela teve início em 2017 com os primeiros estudos. Em 2019, a Escaiola obteve a aprovação na Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul para iniciar a captação de recursos necessária. As obras iniciaram em 2022, incluindo intervenções como a recuperação das esquadrias em madeira, a revisão geral da cobertura, a aplicação de novo reboco e a limpeza dos ladrilhos históricos, entre outras ações. Também foram restaurados afrescos de autoria desconhecida integrados à edificação histórica. Considerada o coração da comunidade de Santo Antônio de Castro, por ser parte das memórias de várias gerações dos moradores, a capela é também um dos principais atrativos do roteiro turístico realizado pela Associação L'Amore Di Colonia, mantendo vivas as culturas tradicionais da região.

A inauguração da capela está prevista para março de 2024. Segundo a arquiteta e urbanista Juliana Betemps, integrante do grupo, a conquista reflete a trajetória sólida da Escaiola na área. "Desde 2014, os nossos projetos de restauro se transformam em artigos científicos. Em 2016 participamos pela primeira vez do Rehabend, também com o apoio do Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura. De lá pra cá, participamos das edições de 2020 e 2022. Agora em 2024, estaremos uma vez mais apresentando o trabalho que realizamos no Brasil de resgate do Patrimônio Edificado”, avalia. Além de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo na área do restauro e da preservação do patrimônio cultural, o grupo também pretende compartilhar o conhecimento adquirido no intercâmbio cultural com o público. Na viagem, a equipe vai entrevistar profissionais da área e colher depoimentos em vídeo que posteriormente serão reunidos em um documentário. O objetivo é contribuir para a conscientização da importância de preservar os bens históricos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais