Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Campanha contra a febre aftosa encerra nesta quarta-feira, dia 31 de maio

por Grasiela dos Reis

Bovinos e bubalinos devem ser vacinados

Foto: Divulgação

Encerra nesta quarta-feira, dia 31/05 a primeira etapa de imunização contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos, independentemente da idade. Segundo o médico veterinário, Jeferson Barcelos Morais, da Inspetoria Veterinária de Garibaldi, uma vez encontrados focos da febre aftosa, os prejuízos são incalculáveis para a economia de uma região que passa a viver um controle intenso e com sacrifício dos animais contaminados.

Por este motivo que a vacinação segue no Brasil, e o Rio Grande do Sul está livre desta doença com vacinação há 16 anos. O último foco da doença ocorreu em 2001, em Alegrete. Segundo Jeferson, é fundamental o apoio do produtor neste momento, pois não há mais distribuição gratuita da vacina pelo Estado. O proprietário compra a vacina em casa agrícola (em Garibaldi a Veterinária Costa Real está credenciada e, em Carlos Barbosa, a Santa Clara) e, após, apresenta as notas fiscais na inspetoria que faz o controle da aplicação.

O veterinário Jeferson Barcelos Morais explica que a vacinação é obrigatória e o produtor que não efetuar a imunização será multado. Qualquer dúvida, o produtor pode contatar com a Inspetoria Veterinária pela 3462 1607. A expectativa da Secretaria Estadual da Agricultura é que 13,8 milhões de cabeças de gado sejam imunizadas em cerca de 330 mil propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Ainda segundo Jeferson, cada vez mais se busca a  elevação do status sanitário e a ajuda dos produtores é fundamental.

Acompanhe a entrevista completa em escute a notícia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais