Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Garibaldi inaugura mais uma agroindústria de vinho colonial

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi AM

A Vinhos Dalla Corte está localizada em Linha Baú, no Vale dos Vinhedos

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 15/12, foi inaugurada na Rua das Videiras, em Linha Baú, Vale dos Vinhedos, a agroindústria de vinho colonial de Ivo Dalla Corte. Visando o turismo de experiência, que é o interesse dos visitantes, é que a família abre sua propriedade para visitação turística e apresenta seu vinho colonial certificado.

São seis vinhos coloniais com rótulo Dalla Corte. A arte de produção de vinhos chega a terceira geração. Depois dos ensinamentos do avô e do pai, agora é o Mateus que está na sucessão familiar. “No começo, o Mateus não queria muito ficar na terra, mas aos poucos eu fui convencendo ele e hoje ele é apaixonado e quer sempre investir mais. É uma satisfação de ver meu vinho com rótulo”, diz Ivo.

São 13 hectares de terra e mais de 4 produtivas de parreiras. Toda a matéria prima para a elaboração do vinho colonial é produzida na propriedade. Com o apoio da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura, a família conseguiu a certificação e agora podendo comercializar seus produtos em todo o Rio Grande do Sul. “Estou agora colhendo os frutos dos investimentos, incentivos para uma propriedade sustentável. Em breve vamos abrir a propriedade para encontros”, diz Mateus.

O agrônomo da Emater, Henrique Queiróz, disse que a formação da agroindústria só traz benefícios aos produtores. Tem todo um passo a passo para se conseguir a certificação municipal e estadual de vinhos. A agroindústria Ivo Dalla Corte está de acordo com toda a legislação e o importante também é a sucessão da propriedade rural.

O prefeito Sérgio Chesini é um apreciador de vinhos e elogiou a qualidade dos produtos oferecidos. Destacou que a prefeitura está auxiliando a Emater melhorando o convênio e permitindo que mais técnicos façam parte do grupo. Atualmente são cinco entre engenheiros agrônomos e estagiário, sendo uma profissional que está em licença saúde. O prefeito disse que isso não é gasto, mas investimento para auxiliar os produtores. Foram criadas nos últimos tempos 11 novas agroindústrias, sendo seis de vinhos, destacou o prefeito. O prefeito diz sentir-se honrado em perceber a evolução das propriedades rurias, o interesse na sucessão e abrindo as portas para acolher os turistas que visitam o Vale dos Vinhedos.

A propriedade tem uma produção média 11 mil litros de vinho. Você acompanha as entrevistas feitas pelo repórter João Paulo Deluca clicando no link "Ouvir notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais