Concurso Municipal do Vinho Colonial premia os melhores produtores de Coronel Pilar
Evento tem como principal objetivo manter viva a cultura do vinho colonial
A Prefeitura Municipal de Coronel Pilar, através da Secretaria da Agricultura Indústria e Comércio, Ascar-Emater – RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveu o IV Concurso Municipal do Vinho Colonial, que teve como objetivo valorizar a agricultura familiar, incentivar os vitivinicultores propiciando a promoção de vinhos coloniais de boa qualidade, como também promover uma integração entre agricultores e a sociedade como um todo, além de resgatar a cultura dos imigrantes italianos contribuindo para a manutenção e expansão da “Cultura do Vinho Colonial”.
Os vinhos foram avaliados na última sexta-feira, 13/10, sendo 39 amostras de vinhos secos da safra 2023 subdivididos em: vinho branco e vinho tinto de uvas americanas e vinhos branco e tinto de uvas europeias. A avaliação foi feita por um júri técnico composto de três pessoas com conhecimentos específicos para a prova de degustação e classificação e um júri popular composto de três pessoas com conhecimento básico sobre os conceitos do vinho.
A premiação ocorreu no sábado, 14/10, às 19h, no Salão da Comunidade de Linha São Valentin, posteriormente com jantar regado a vinho. Confira abaixo a relação dos premiados:
Premiação vinho branco de uvas americanas:
1° lugar – Renato Pisoni
2° lugar – Antônio Zucatto
3° lugar – Lademir Contini
Premiação vinho tinto de uvas americanas:
1° lugar – Isair Mattei
2° lugar – Roberto Agostini
3° lugar – Vilson Dezordi
Premiação vinho branco e tinto de uvas europeias:
1° lugar – Leonardo Mattei
2° lugar – Clésio Bertele
3°lugar – Pedro Rossetto
Comentários