Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Agricultor de Farroupilha estima perda de 50 a 60% em sua propriedade

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Precipitação ocorreu na tarde de terça-feira, 10/01

Foto: Juarez Zamboni

Um temporal acompanhado por granizo provocou estragos na produção de uvas no interior de Farroupilha na tarde desta terça-feira, 10/01. A chuvarada foi registrada por volta de 14h30. Os bombeiros não registraram chamados por destelhamentos ou outros estragos em moradias.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, Juarez Zamboni, viticultor da Linha 30, interior de Farroupilha, estima perda de 50 a 60% na produção da uva.  Ele tinha projeção de colher cerca de 200 mil quilos de uva de diversas variedades como Moscato, Isabel, Bordô, Niágara e Lorena em cerca de nove hectares. Dono da agroindústria Zamboni, ele diz que parte a produção se destina para a cantina própria e o restante é comercializado em cantinas da região. O granizo que caiu era graúdo e ele compara as pedras com o tamanho de um ovo.  Mesmo diante dos prejuízos, Zamboni diz que faltavam poucos dias para o início da colheita, pois a uva já está madura. “Mesmo com a precipitação de granizo que causou perdas e machucou a parreira não dá para desanimar e é preciso tocar o barco”, falou Zamboni.

Conforme Zamboni, a plantação possui seguro, diferentemente de 10 anos atrás, quando houve perda total na produção, por conta da estiagem seguida por chuva de pedra. 

(entrevista em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais