Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Secretário de Agricultura fala dos novos programas de Incentivo à atividade rural

Baixar Áudio por Denise Furlanetto
Foto: Foto ilustração

Dois novos projetos foram encaminhados pela prefeitura de Garibaldi e aprovados pela Câmara de Vereadores e que beneficiarão os produtores rurais do município. Os dois programas visam suprir as necessidades dos agricultores para que não tenham mais prejuízos em suas lavouras, diante das seguidas estiagens que vem assolando o município. Para auxiliar esses novos programas e os já existentes de auxílio aos produtores rurais, a Secretaria de Agricultura e Pecuária irá contratar um técnico agrícola, nos próximos dias.

Um dos programas é denominado de “Garibaldi Mais Água”. Nele, a prefeitura fornecerá 11horas/máquinas para os agricultores que atendam os pré-requisitos para abertura de um reservatório. Serão inicialmente construídos 50 açudes. O agricultor, na contrapartida, deverá em dois anos fazer um sistema de irrigação na sua propriedade. Caso o beneficiado não fizer o investimento previsto ficará com dívida ativa do investimento.

Este programa terá a fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura. Entre esses produtores, 10 serão selecionados com 20h/máquina e que terão acompanhamento da equipe da Emater por quatro anos. Essas propriedades vão se tornar modelos e servirão de base para estudos e dia de campo. As irrigações devem atender as culturas da videira, hortaliças, pastagens, milho e outras, como fala o secretário Lívio Bortolini.

O segundo programa diz respeito a análise de solo. Numa parceria com Emater e Sebrae os agricultores terão direito a duas análises anuais da terra. O programa Garibaldi Mais Fértil visa fazer mil análises anuais e atenderão os agricultores por ordem de chamada. A análise, sem custos ao produtor, é fundamental para um diagnóstico das condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais, acidez e o tamanho das partículas, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser utilizados.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais