Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Primeiras uvas da Safra 2023 chegam à Cooperativa Vinícola Garibaldi

Baixar Áudio Central de Conteúdos Rádio Garibaldi

Expectativa é de receber de 27 a 28 milhões de quilos da fruta

Esta sexta-feira, 06/01, marca o início da safra da uva 2023 na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Por volta das 7h30min, os caminhões com as primeiras uvas a serem processadas pela Cooperativa chegaram no pátio da Avenida Rio Branco. A quantidade ainda é pequena, cerca de 30 mil quilos das variedades Chardonnay e Pinot Noir, oriundas dos municípios de Monte Belo do Sul e Santa Tereza, que tradicionalmente são os primeiros a iniciarem a colheita.

O clima, apesar de alguns momentos de estiagem e de um frio fora de época, deve colaborar para uma safar equilibrada entre qualidade e quantidade, de acordo com o técnico agrícola da Garibaldi, Evandro Bosa. Um dos primeiros associados a entregar a uva desta safra na Garibaldi foi Claimar Rasador. Ele veio com seu caminhão da comunidade de Primeira Seção, interior de Santa Tereza, e se disse muito satisfeito com seu Chardonnay, com uma expectativa de colheita em torno de 70 mil quilos apenas desta variedade.

O enólogo-chefe da Cooperativa, Ricardo Morari, também elogiou a qualidade das uvas e disse que o clima está colaborando para uma maturação lenta, porém adequada, da fruta. O presidente da Cooperativa, Oscar Ló, disse que a expectativa é receber entre 27 e 28 milhões de quilos, quantidade considerada ideal para o planejamento de 2023. Falou também sobre os investimentos no recebimento da uva, com a instalação de mais uma esteira, o que vai agilizar o processo e facilitar a vida do associado.

Atualmente, a Cooperativa Vinícola Garibaldi conta com cerca de 450 famílias associadas, de 18 municípios diferentes. Cerca de 30% das uvas são viníferas, utilizadas principalmente para o preparo de espumantes, enquanto as outras 70% são americanas, dedicadas em especial ao suco integral. A safra deve encerrar entre os dias 10 a 15 de março.

Acompanhe a matéria completa clicando no link "Ouvir notícia".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais