Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Chefe da Inspetoria Veterinária de Garibaldi fala da gripe aviária

Baixar Áudio por Denise Furlanetto

Jefferson Barcelos esclarece que nenhum caso suspeito em aves domésticas foi detectado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), confirmou, na segunda-feira, a detecção de foco de Influenza Aviária em aves silvestres localizadas próximas à Lagoa da Mangueira, no município de Santa Vitória do Palmar.

É o primeiro caso no Rio Grande do Sul desde a chegada do vírus na América do Sul e no Brasil. Está sendo monitorado a suspeita da doença em um humano. A Secretaria reforça que a infecção pelo vírus da gripe aviária em aves silvestres não afeta a condição do Estado e do país como livre de Influenza Aviária, não impactando o comércio de produtos avícolas. Não há risco no consumo de carne e ovos, porque a doença não é transmitida por meio do consumo. Nenhum caso suspeito em aves domésticas foi detectado.

Em entrevista à Rádio Garibaldi, o veterinário chefe da Inspetoria Veterinária, Jeferson Barcelos Morais, falou sobre esse vírus e afirma que os produtores da avicultura comercial estão protegidos porque adotam um sistema de controle e segurança. A proteção da avicultura comercial é a biosseguridade na produção de aves de corte que visa a colocação de cerca para evitar a entrada de aves externas nos aviários, o não recebimento de visita de pessoas estranhas no aviário, entre outras medidas. Ele alerta que se caso seja notada alguma mortandade de aves em alguma propriedade que seja comunicado de imediato a algum escritório de Inspetoria Veterinária.

(participação de Jeferson em ouça a notícia)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Garibaldi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais