Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Podcast

Programa Vida Boa leva ações sobre saúde mental e prevenção nas escolas de Vacaria

Clique no botão para ouvir o Podcast.

As Secretarias de Saúde e Educação de Vacaria, com o apoio da Promotoria da Infância e Juventude e de profissionais da área da saúde mental, estão ampliando o programa “Vida Boa” para todas as escolas do município, sejam elas particulares, estaduais ou municipais. O projeto, que antes ocorria de forma pontual, agora ganha mais estrutura e abrangência, com foco em estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio.

Durante entrevista ao programa Temática nesta quinta-feira, 08/05, o psicólogo Elias Vidal Ferreira, idealizador do programa, explicou que o “Vida Boa” surgiu há mais de uma década como uma iniciativa de enfrentamento à dependência química. Agora, com novas parcerias, o projeto se expandiu para abordar de forma preventiva e educativa temas fundamentais na formação dos adolescentes.

A psicóloga Eliane Schenkel, do Serviço de Assistência Especializada (SAE), reforçou a necessidade de trabalhar questões sensíveis com os jovens, como saúde mental, projeto de vida, prevenção ao uso de drogas, bullying, uso consciente das redes sociais, violência nas escolas, educação sexual e planejamento familiar. Ela alertou para dados preocupantes, como o crescente número de adolescentes grávidas em Vacaria, reforçando a urgência de discutir esses assuntos nas escolas.

A promotora da Infância e Juventude, dra. Cláudia Bonetti, também participa ativamente das ações, com foco especial no combate ao bullying e na orientação sobre o comportamento dos adolescentes nas redes sociais, temas que têm gerado preocupação entre educadores e famílias.

Com uma abordagem acolhedora e educativa, o “Vida Boa” busca ser um ponto de apoio para os jovens em um período de grandes transformações pessoais e sociais. Além do trabalho direto com os alunos, o programa também promove a formação de professores, que atuam como multiplicadores dessas temáticas no ambiente escolar. Estão participando cerca de 40 professores da rede de ensino de Vacaria, que iniciaram os encontros no dia 28/04. A iniciativa reforça o papel da escola como espaço de proteção, desenvolvimento emocional e construção de um futuro mais consciente para os adolescentes.


Ouça Também

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais