Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Podcast

Diretora da Viver Aposentadorias destaca benefícios do planejamento previdenciário

Clique no botão para ouvir o Podcast.

O planejamento para a aposentadoria deve ser feito com antecedência para identificar a melhor alternativa, organizar a documentação e corrigir possíveis pendências no histórico contributivo do INSS. A orientação foi dada por Leise Maia, diretora da Viver Aposentadorias, durante entrevista à Tua Rádio Fátima.
 

Segundo Leise, o simulador disponível no portal do INSS não deve ser utilizado como única referência, pois o sistema pode apresentar períodos que possuem pendências e que posteriormente não serão considerados no pedido de aposentadoria. Entre os problemas estão vínculos empregatícios em aberto, remunerações abaixo do salário mínimo e contribuições realizadas fora do prazo. O planejamento permite identificar essas situações, buscar os documentos necessários e analisar as diferentes regras de aposentadoria.
 

A especialista também esclareceu que, na aposentadoria urbana por idade, são necessários 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de pelo menos 15 anos de contribuição. Já na aposentadoria exclusivamente rural, a idade mínima é de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, com 15 anos de atividade rural. Leise destacou ainda que cada situação precisa ser analisada individualmente, considerando documentos como carteira de trabalho, carnês de contribuição e comprovantes de atividade rural.


Ouça Também

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais