Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Brigada Militar forma 754 novos sargentos

por Nayam Franco

Com a conclusão do curso, foram formados ao todo 2197 novos sargentos pela BM nos últimos três anos

Formatura CTSP - Santa Cruz do Sul
Foto: Sd Morsch/PM5

A Brigada Militar realizou, na manhã de sábado (14), as cerimônias de conclusão do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), nas quais 754 policiais militares foram formados e estão aptos à promoção para 2º sargento da BM. Os eventos solenes de formatura ocorreram, simultaneamente, em Porto Alegre, Montenegro, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Osório, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.

Foram 592 policiais militares masculinos e 162 femininos, sendo soldados e 3º sargentos. Destes, 343 foram chamados à capacitação pelo critério de antiguidade, outros 344 mediante aprovação em processo seletivo interno, 18 pediram rematrícula/reaproveitamento e 49 realizam o curso por decisão judicial.

Durante o evento de formatura, estiveram presentes o governador do Estado, Eduardo Leite, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli.

Essa formatura representa os investimentos que estamos fazendo em nossa segurança pública, com mais equipamentos, mais viaturas, mais tecnologia e mais qualificação do nosso quadro funcional. Os gaúchos têm confiança na Brigada Militar, porque a história dessa instituição foi e é feita por homens e mulheres com uma missão de vida, que é proteger a nossa sociedade”, destacou, em sua fala, o governador Eduardo Leite.

Já o secretário da Segurança Pública ressaltou que a formação dos novos sargentos tem efeito direto na prestação do serviço público. “Todo o sistema se fortalece quando formamos e capacitamos novos profissionais. Assim, vamos seguir reduzindo os crimes e melhorando a sensação de segurança no Estado”, disse.

Segundo o coronel Cláudio Feoli, os sargentos possuem importante função para que haja o alcance das metas da Brigada Militar. “Os sargentos fazem a conexão das demandas do comando com as tropas para alcançar metas e resultados que a sociedade espera de nós. Eles são um elo de apoio aos mais de 10 mil soldados. Espero que os formandos inspirem não só por palavras, mas, também, arrastem pelo exemplo” afirmou o coronel.

CTSP - O curso, que possui um total de 670 horas-aula, teve parte de suas aulas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino à distância e, após, os alunos apresentaram-se nas Escolas (Porto Alegre, Osório, Santa Maria e Montenegro) e Polos de Ensino (Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul e Rio Pardo) para realizarem as aulas presenciais.

O CTSP iniciou suas atividades em agosto de 2022, e sua grade curricular continha disciplinas como Técnicas de Ensino, Polícia Ostensiva, Direito Penal e Penal Militar, Análise Criminal, Administração de Logística, Patrimônio e Orçamento, dentre outras.

Fonte: Brigada Militar

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais