Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Semana da Mulher: conheça a primeira bombeira militar da história de Soledade

Baixar Áudio por Nayam Franco

Caroline Saldanha afirmou que desde pequena sonhava em ser uma bombeira

Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Um sonho de criança que se tornou realidade. Essa é a história de Caroline Saldanha, primeira bombeira militar da história de Soledade que há pouco menos de dois meses trabalha na 7ª Companhia de Bombeiros Militar.

A soldado Caroline concedeu entrevista para a Tua Rádio Cristal nesta manhã de quarta-feira, 04/03, falando sobre o início de sua carreira e da responsabilidade de ser o exemplo para muitas meninas de Soledade e região que podem visualizar pela primeira vez, diante de seus olhos, a atuação de uma mulher como bombeira.

"Quando eu escolhi vir para Soledade eu já sabia que eu iria ser a primeira e única mulher do quartel e pra mim é uma imensa honra estar cumprindo esse papel aqui", revelou Saldanha reforçando sobre a responsabilidade de assumir esse espaço na história de Soledade.

Oriunda do curso de formação em Santa Cruz do Sul, ela afirmou que haviam várias opções para onde ir e que escolheu por Soledade porque sabia que era uma cidade pequena e já sabia também que era a cidade das pedras

"É aquele sonho desde criança, eu me via na profissão. Meu pai é militar e eu sempre achei muito bonita essa parte de ajudar, do bombeiro poder arriscar a sua vida, dar o máximo pelo próximo. Desde pequena eu sempre falava  'olha ali meus colegas (bombeiros)'  e minha mãe até hoje me fala isso, e quando abriu o concurso meus pais já sabiam que eu ia fazer. Eles ficaram muito felizes por mim", ressaltou Caroline sobre a sua chegada a carreira e a realização do sonho de criança.

Caroline alertou ainda sobre um fato que em muitos locais ainda gera desconforto: o preconceito com as mulheres na carreira militar.

"Desde o início do curso foi passado, porque de 30 alunos éramos seis meninas e nunca tivemos diferenciação alguma. Na instituição nós temos o espírito de corpo e com a mulher não é diferente, a gente exerce com muita força e com muito orgulho essa profissão", pontuou.

Sobre Soledade, ela informou que já se sentiu bem recepcionada. "Todo mundo fica bem surpreso ao me ver, mas não vi preconceito nenhum, tanto no quartel quanto na comunidade".

Além de estar como primeira bombeiro mulher da história, a soldado lembrou ainda que também se preocupa com o lado social de mostrar para as meninas que elas também podem .

"Eu penso muito nesse lado, quando a gente passa ficam as crianças olhando e as guriazinhas ficam muito felizes, isso é maravilhoso! Elas tem que ver uma mulher que chegou em uma realidade que hoje é mais masculina, é verdade, mas é bom que elas vejam que a mulher está hoje em dia onde ela quiser", disse.

Formada em direito, Caroline Saldanha tem 23 anos e ainda reside em Santa Maria com seus pais, mas confessou que, eventualmente, deve acabar vindo morar em Soledade. Ela viaja de Santa Maria a Soledade para trabalhar e informou estar realizada na profissão que escolheu para a vida.

Planejando a carreira dentro do Corpo de Bombeiros, Saldanha contou que se formou em Direito justamente para ascender na carreira de bombeira. "Pretendo continuar me dedicando e estudando, me preparando para evoluir na carreira", finalizou.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais