Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Braço da saúde pública: Dia 20 de janeiro, dia do farmacêutico

por Nayam Franco

Farmacêutico Elisandro Batista fala sobre os desafios da profissão

Segundo o farmacêutico Elisandro Batista, o profissional farmacêutico deve estar em constante atualização para um melhor atendimento ao cliente.
Foto: Paulinho Paes

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia do farmacêutico, a escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”?” Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

Segundo o farmacêutico Elisandro Batista, o profissional farmacêutico deve estar em constante atualização para um melhor atendimento ao cliente, “Nós estamos sempre em constante atualização, precisamos cuidar muito em como passar essas informações para os clientes, pois muitas pessoas não tem uma interpretação técnica, precisamos saber como falar e se expressar com o cliente. Todos nós temos nosso juramento em trabalhar em prol da saúde do paciente. Não trabalhamos jamais com a “impurraterapia.

Muitas pessoas quando procuram um farmacêutico já vem com uma carga emocional grande, afinal ninguém está feliz por ir até uma farmácia para comprar remédios. Nós profissionais da área precisamos fazer a psicologia reversa, temos que saber nos comunicar, precisamos explicar para o paciente que a pessoa vai tomar a medicação e vai melhorar, todo paciente precisa do acompanhamento médico’’, destaca Elisandro.

De acordo com um levantamento feito pelo Ipea, o setor farmacêutico tem uma das taxas mais altas de ocupação da área de saúde. Como aponta a pesquisa, cerca de 94,30% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados. 

O setor, que é um dos maiores do mundo, tem atraído muitos brasileiros na hora de começar uma graduação. Afinal, com a alta taxa de empregabilidade, as oportunidades são muitas, porém o profissional precisa estar sempre em constante capacitação como destaca Elisandro, “Nós sempre estamos em constante atualização, precisamos cuidar muito em como passar as informações para os clientes, pois muitas pessoas não tem uma interpretação técnica, precisamos saber como falar com um cliente".

 “Hoje dia do farmacêutico quero parabenizar todos nossos colegas, fico lisonjeado por ser escolhido para representar toda nossa classe que é de suma importância por atuar diretamente na saúde pública do nosso país. Felizmente hoje depois de 23 anos na área vejo que fiz uma escolha assertiva. Sempre digo que o farmacêutico é um elo de ligação entre o médico e o paciente”, finaliza.

Texto: Fernando Kopper - Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais