Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Moradores da comunidade do Passo dos Loureiros recuperam cabeceira da ponte no interior de Soledade

por Carolina Grotto Giongo

Em torno de 30 pessoas ajudaram no conserto da ponte

Em um gesto de união, a comunidade do Passo dos Loureiros, no interior de Soledade, decidiu por conta própria realizar o conserto da cabeceira da ponte que dá acesso sua localidade e do Rincão do Bugre. Em função do comprometimento da sua estrutura, ela foi interditada para a passagem de veículos no dia 01/05.

Na segunda-feira, 06/05, a engenheira civil da Prefeitura, Priscila Gonçalves, relatou para Tua Rádio Cristal, que juntamente com o Departamento Técnico, foi até o local e constatou que a estrutura da ponte não tinha sido afetada. Segundo a profissional, a parte do aterro que liga a ponte com a estrada, foi levada pela chuva, criando um buraco.

“O acesso do outro lado não teve ruptura ainda, mas ela está caindo. Para a reconstrução desses dois acessos, temos que fazer contenções. Não tem como somente aterrar sem nenhuma contenção para segurar o aterro. Já fizemos o levantamento do estado da ponte e estamos mandando para a Defesa Civil para pedir apoio e refazer esses acessos da ponte”, falou a engenheira.

Após essa situação, um grupo de moradores liderado pelo agricultor Lindomar Ottoni, dirigiu-se até a ponte na manhã desta quarta-feira, 08/05, para realizar a obra com maquinários próprios e trabalho humano. “O acesso a ponte já estava difícil e com esse monte de água, piorou. Então, em conversa com as famílias das crianças que precisam ir para a escola, colocamos a situação em discussão e hoje pela manhã, sabendo que a previsão marcava mais chuva, resolvemos consertar a ponte nós mesmos”, pontuou Lindomar.

Conforme o morador, as crianças já estavam há sete dias sem poder ir para a escola porque o trajeto estava interditado. “Nós encaminhamos uma solicitação para a prefeitura realizar a obra, mas isto não aconteceu. A resposta que nos deram é que havia a necessidade do aval da Defesa Civil para realização desta obra”, relatou.

De acordo com Lindomar, em torno de 30 pessoas ajudaram no conserto da ponte, que ficou pronta em aproximadamente quatro horas de trabalho. “Nós iniciamos a obra perto das 8h e terminamos perto do meio-dia. Utilizamos na obra os nossos maquinários: foi preciso oito tratores, uma retroescavadeira, além de terra, madeira e pedra”, explicou.

No final da tarde desta quarta-feira, a Administração Municipal encaminhou para o Departamento de Jornalismo da Tua Rádio Cristal, um parecer do setor de Engenharia sobre esta situação:

PARECER DO SETOR DE ENGENHARIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE

“Diante dos últimos acontecimentos ocorridos em Soledade em decorrência das enchentes que assolam quase todo o Rio Grande do Sul, algumas estruturas do interior da cidade foram danificadas, principalmente pontes de acesso.

A administração municipal, através da Secretaria de Obras, tem trabalhado incansavelmente para solução imediata dos problemas, porém a demanda é grande e para cada dano ocorrido é necessário um estudo técnico que busque evitar perigo à comunidade.

Diante deste cenário houve rompimento de uma ponte na comunidade de Passo dos Loureiros. E, em razão disso, os moradores, na tentativa de facilitar e adiantar o trabalho, buscaram consertar a estrutura desta passagem para que veículos possam trafegar.

No entanto, tendo em vista que obras de engenharia precisam ser dimensionadas de acordo com cada necessidade, a Engenheira Civil da Prefeitura de Soledade, Priscila Gonçalves, destacou que a solução trazida pelos moradores é paliativa, visto que com as chuvas há probabilidade de erosão da terra depositada, provocando o afundamento das estacas de madeira colocadas pelos moradores.

Ainda, baseando-se nos índices pluviométricos há risco iminente de deslizamento do aterro, entre outros graves problemas estruturais que podem ocorrer, causando perigo para quem lá trafegar.

A administração de Soledade parabeniza e reconhece o empenho da comunidade em tentar auxiliar na trafegabilidade dos moradores, porém a municipalidade prima pela segurança de todos e pede para que, momentaneamente, não haja tráfego naquele local”.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Fotos: Lindomar Ottoni
 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais