Câmara de Soledade realiza momento alusivo à Semana Farroupilha e votação de dois projetos do executivo
Sessão contou com vereadores e servidores pilchados, além de decoração temática, enquanto os projetos aprovados trataram de ajustes em convênios e na identificação de uma ação da área da saúde
A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Soledade foi marcada nesta segunda-feira, 15/09, por um momento alusivo à Semana Farroupilha e pela apreciação e votação de dois projetos de lei de autoria do Executivo Municipal.
O Plenário David Líbero Gheller recebeu decoração especial com itens que simbolizam a tradição gaúcha, como violão, gaita, cuia e bomba de chimarrão, encilhas e arreios, bastos, barrigueiras, cabeçadas, rédeas e peiteiras e peças de artesanato em couro cru confeccionadas por guasqueiros, artífices que preservam a técnica tradicional do trançado em couro.
Para celebrar a data, vereadores e servidores compareceram pilchados. As prendas vestidas com saia rodada, mangas longas e gola fechada, sem decotes. Os peões, por sua vez, de bombacha, camisa, lenço no pescoço — nas cores chimango, maragato, pica-paus ou xadrez para quem opta pela isenção política — guaiaca e botas. A programação cultural contará ainda com música gaúcha, com ritmos como vanerão, xote, vaneira, chamamé, bugio, milonga e rancheira.
Na pauta de votações da Ordem do Dia, dois Projetos de Lei do Executivo:
PL 62/2026, de 18/08/26, que altera exclusivamente o art. 2º da Lei Municipal nº 4.630, de 22/07/26, para adequar o valor do superávit financeiro destinado à devolução de saldo referente ao Convênio nº 2024/2791, no valor de R$ 12.944,20.
PL 63/2026, de 19/08/26, que altera exclusivamente o art. 1º da Lei Municipal nº 4.636, de 22/07/26. A mudança tem caráter exclusivamente corretivo, atendendo a solicitação dos setores responsáveis conforme Despacho 06 do Processo Administrativo nº 6.465/2026, para que onde constou “Ação nº 9.2.188 - Atenção Integral à Saúde da Mulher”, passe a constar “Ação: 2.270 - Atenção Integral à Saúde da Mulher”. Permanecem inalterados os demais elementos da dotação, inclusive o valor total do crédito adicional especial e as demais disposições da Lei.
Além dos dois projetos, foram apreciadas e votadas duas Moções, todos aprovados por unanimidade.
Texto e fotos: Marcos Vinícius de Souza/ Tua Rádio Cristal
Comentários