Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Um Olhar Diferente
12:10:00
 
 

Soledade sedia seminário "Aprimora CIJ" com debates sobre rede de proteção à infância e juventude

por Kételyn Gocs

Encontro reuniu profissionais de diferentes municípios para discutir integração entre os serviços e estratégias de atendimento e garantia de direitos de crianças e adolescentes

Soledade recebeu, nesta terça-feira, 15/09, o seminário "Aprimora CIJ – Diálogos Emergentes", promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em parceria com o CIJPS. O evento, realizado no Centro Cultural do município, reuniu profissionais que integram o Sistema de Garantia de Direitos para discutir temas voltados à proteção de crianças e adolescentes, contando ainda com a presença de representantes das comarcas de diversos municípios da região norte do estado.

Durante o período da manhã, os debates trataram da interface entre o Poder Judiciário e a rede de proteção, com apresentação do Dr. Charles Maciel Bittencourt, e das ações em rede desenvolvidas na Comarca de Soledade, tema conduzido pelas doutoras Daniela Franco Reis e Silva Sá. A Dra. Lisiane Marques Pires Sasso encerrou a programação da manhã com uma palestra sobre a articulação intersetorial voltada à execução das medidas socioeducativas.

No período da tarde, os trabalhos foram retomados com o painel sobre escuta especializada e depoimento especial, apresentado por Marleci Venério Hoffmeister, que discorreu sobre o papel da rede de proteção nesses processos. Em seguida, o Dr. Luis Carlos Rosa abordou as possibilidades e os limites para a implantação do Programa Família Acolhedora no município.

O seminário seguiu com uma nova apresentação de Marleci Venério Hoffmeister, desta vez sobre direitos e deveres na entrega voluntária de bebês, e foi encerrado com a palestra de Verônica Petersen Chaves, que discutiu mitos e verdades sobre o processo adotivo sob uma perspectiva técnica. O encerramento das atividades ocorreu às 16h30.

A participação no evento teve como contrapartida a doação de um livro de literatura infantil ou infantojuvenil novo, que será posteriormente destinado aos Serviços de Acolhimento do município.

Texto e fotos: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais