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DETRANs de todo o Brasil devem se adequar às placas padrão Mercosul

Baixar Áudio por Leticia Nunes

O Rio Grande do Sul é um dos Estados brasileiros que já está adequado

Joana Malheiros, responsável pelo Crva em Soledade.
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.

Passa a valer a partir desta sexta-feira, 31/01, a nova placa padrão Mercosul em todo o Brasil. Esta obrigatoriedade já está presente em 11 unidades da Federação.

Anunciada em 2014, a medida é obrigatória em todo o país quatro anos após a previsão inicial. Desde então, a adoção do novo modelo de identificação foi adiada por seis vezes devido a disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes. O problema persistiu até o ano passado com o estabelecimento de uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A responsável pelo Centro de Registro de Veículos Automotores em Soledade, Joana Malheiros informa que o Rio Grande do Sul já está adequado desde 2018 e que a situação tem gerado muitas dúvidas, em virtude desta última data anunciada.

Joana esclarece, quais são os casos em que a placa padrão Mercosul deve ser adotada. “Em um primeiro emplacamento, ou seja, eu adquiri um veículo novo ele não tem placa ainda, a nova placa deve ser a do padrão Mercosul. No caso de a placa ser furtada, extraviada ou se encontra em mau estado de conservação, então esta precisa ser trocada por uma do novo padrão. Numa transferência de veículo para outro Município, ou para outro Estado, há necessidade de implantar esta medida”.

A responsável ainda colocou a respeito da atenção aos Detrans de todo o país que devem se adequar. “É isso que as pessoas devem entender, este novo padrão de placas e o prazo é para os Departamentos de Trânsito de todos os Estados Brasileiros estarem de acordo com a normatização”, contudo, Joana acredita que nem todos os Estados conseguiram se adequar, o que pode fazer com que um novo prazo possa ser deliberado pelo Governo Federal. 

Outras informações

As novas placas são compostas por quatro letras e três números, o inverso do modelo anterior. A mudança mira o aumento da frota de veículos no Brasil e permite mais de 450 milhões de combinações, quantidade 157% maior em relação às 175 milhões do sistema antigo. A expectativa do governo federal é de que “quase toda” frota de veículos nacionais circule com o novo modelo até 2023.

 

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