Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Polêmica da Semana debate ações e conscientização ambiental

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Programa aconteceu sábado, 25/03

Nos últimos meses um dos assuntos mais debatidos entre a população soledadense permeia o recolhimento de lixos e entulhos no município de Soledade.

Segundo a opinião de uma grande parcela da população, o recolhimento está defasado, sendo realizado de forma irregular em diversos bairros.

Para abordar esse tema de grande importância entre os moradores do município de Soledade, o programa Polêmica da Semana abordou a prática da conscientização ambiental entre a população soledadense.

Em entrevista nos estúdios da Tua Rádio Cristal, o jornalista Fernando Kopper entrevistou dois membros da comunidade. Para Luciano Chiarelli, presidente da Ong Sopro da Vida, a conscientização ambiental precisa estar ligada diretamente a cada cidadão em particular, “não adianta as pessoas cobrarem do poder público uma solução para o recolhimento de lixos e entulhos, se lá dentro da sua própria residência esse assunto não for levado a sério. Já fazem diversos anos que nós da ONG estamos recolhendo os mais diversos tipos de lixos que são descartados em diversas localidades em especial em áreas verdes”, ressalta Chiarelli.

Segundo Vinícius Loss, criador do projeto Ação Sustentável, a população precisa entender que o descarte correto de lixos começa nas atitudes individuais de cada cidadão comum, “diretamente estamos presentes realizando a limpeza de diversos espaços públicos de Soledade, e uma das coisas que mais nos causa espanto é a forma irregular que lixos são largados nos espaços públicos do nosso município.

Um exemplo claro disso é a atual situação que nosso Parque Rui Ortiz se encontra após os fins de semana. Semanalmente recolhemos garrafas, sacolas plásticas, carteiras de cigarro, e acredite em mim, até grelha de churrasco tiramos do lago. Outro dia conseguimos recolher uma roda de veículo que havia sido jogada dentro do lago. Quer dizer, qual a desculpa para isso? Pergunto, visto que o parque possui diversas lixeiras espalhadas.

Outro exemplo que posso destacar aqui é em relação às placas de informação. Tentando explicar a importância do descarte correto, nós instalamos no parque diversas placas informativas sobre o tempo que cada resíduo leva para se desintegrar, para nosso espanto, algumas pessoas foram até lá e picharam as placas! Não adianta nada falar em conscientização ambiental nas redes sociais se isso não partir de cada um de nós! Precisamos mudar a visão da população”, explica Vinicius.

O descarte irregular de resíduos é um problema crônico nas cidades brasileiras e, segundo o último levantamento do Ministério do Meio Ambiente, pelo menos 56% dos municípios no País recorrem a depósitos inadequados na hora de dar adeus ao lixo que produzem.

No Brasil, o tratamento de doenças provocadas pela exposição ao lixo descartado inadequadamente custou aos cofres públicos cerca de US$ 370 milhões só em 2015, segundo estimativa da Associação Internacional de Resíduos Sólidos.

Com informações: Fernando Kopper - Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais