Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Corsan vai realizar obras e melhorias no sistema de abastecimento de água em Soledade

Baixar Áudio por Carolina Schmidt

Uma das obras é a instalação de nova adutora da captação de água do Rio Espraiado

Foto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai realizar obras e melhorias na rede de abastecimento de água em Soledade. A gestora da Corsan no município, Camila Morais de Mello, concedeu entrevista para a Tua Rádio Cristal e trouxe detalhes sobre o assunto.

Conforme ela, será retomada a obra da instalação da nova adutora de água bruta que é a tubulação que traz água do Rio Espraiado até a Estação de Tratamento e distribuída aos soledadenses. "A obra estava parada há um tempo, tivemos alguns impedimentos na continuidade do serviço no que diz respeito a intervenções em terras particulares e licenças para detonação.” Nesta semana, dia 18 de outubro, com as autorizações necessárias a obra foi reiniciada e é realizada pela empresa Sintra.

Nos trechos que restam para serem executados o trânsito terá que ser fechado, nos próximos dias, pois fica perto da estrada. A expectativa é de terminar a obra até agosto do ano que vem.

De acordo com Camila, em relação à obra da nova adutora, a tubulação contará com 400 milímetros, ante era de 300. Com isso, há ampliação da vasão de água de 90 litros por segundo para 150 litros por segundo. É uma obra de grande porte com o total de 11 quilômetros de tubulação com investimento de R$ 12 milhões.

 “Isso diminui as recorrentes faltas de água no município. Nesses últimos meses, mantemos o abastecimento de forma contínua e os funcionários tem tido agilidade para consertar.”

Na próxima semana, haverá mais uma obra de captação de água junto ao Rio Espraiado. Conforme Camila, será feita a substituição do quadro de todo o sistema, adequação do sistema de fonte de energia elétrica, automação das manobras operacionais, instalação de válvulas elétricas, substituição de bombas, instalação de sistema de refrigeração, entre outros. O valor total da obra fica em torno de R$ 1 milhão.

Confira a entrevista completa com Camila no áudio anexo com a reportagem.

Texto e fotos: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais