Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tua Rádio Cristal de Soledade completa 69 anos de interação e comprometimento com os ouvintes

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Tudo começou em 18 de outubro de 1951 através do trabalho de evangelização dos Freis Capuchinhos, quando adquiriram o canal da emissora Rádio Difusora do Sul, de Erechim

Estúdios panorâmicos da Tua Rádio Crsital
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Com um trabalho voltado para a comunidade soledadense e regional, dando ênfase para o jornalismo informativo com o objetivo de levar aos ouvintes um conteúdo de qualidade, com imparcialidade e ética, além de proporcionar momentos de entretenimento através dos programas musicais e esportivos, a Tua Rádio Cristal completa neste domingo, 18/10/2020, 69 anos de existência.

Ao longo destes anos, muitos foram os profissionais que passaram pelos microfones desta emissora, todos, de sua maneira, contribuíram para o desenvolvimento do rádio em Soledade, muitos deixaram sua marca registrada e também deixaram saudades, pois são lembrados até hoje.

Os anos foram passando, e as coisas foram evoluindo, até mesmo a forma de se fazer o rádio, muitas mudanças ocorreram ao longo dos anos, porém, em 2019 a Tua Rádio Cristal teve uma mudança significativa, migrou do sistema AM para FM, o que proporcionou aos ouvintes acompanhar a programação com mais qualidade e ter uma maior abrangência.

Atualmente a Tua Rádio Cristal tem na sua gerência geral, Paulo Cesar Griniuca, na coordenação de jornalismo e esportes, Paulinho Paes e na direção geral, Frei Geraldo Paludo. Coordenados por estes, outros 10 profissionais trabalham para que chegue a melhor programação, com o melhor conteúdo para o ouvinte, são eles: Cláudio Moacir Schmitt, Marcos Vinícius Prates de Souza, Nayam Franco, Letícia Nunes, Rodolfo Tatim, Luciane Faller Zanotelli, Cassia Pérez, Cristiane de Miranda da Costa, e na produção comercial Rafael Carnetti e Luciane Santos.

Conheça um pouco da história da Tua Rádio Cristal

O trabalho de evangelização começou com o grupo de Freis Capuchinhos quando adquiriram a Tua Rádio Cristal de outra emissora a Rádio Difusora Sul do Brasil, de Erechim.

Começou como serviço de alto falantes, instalados ao longo da Avenida Marechal Floriano, levando então nome de Rádio AZ, iniciais de seu idealizador, Agostinho Zarpelon.

Na época eram montados amplificadores, toca-discos e alto falantes, que eram espalhados pela praça e ao longo da Avenida principal, animando os ouvintes ao meio dia, à tardinha, domingos e festas.

A rádio AZ foi precursora da Rádio Cristal que começou a funcionar em 18 de outubro de 1951. Fazendo parte inicialmente da Rede Sul Brasil, passou por momentos difíceis, quando foi cassada durante o período revolucionário, por suas críticas ao governo, ressurgindo pouco depois com o nome de rádio Cacique, filial de Lagoa Vermelha.

Em 1977, a Rádio Cristal foi reinaugurada. A emissora tem como missão: “Formar, informar e entreter, evangelizando e promovendo as pessoas na comunidade, defendendo e promovendo a vida e os valores como a família, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a paz, a ecologia e a integridade da criação, colaborando na formação religiosa, cultural, ética e cívica do povo” e tem a seguinte filosofia: “Construir a história em equipe, em comunidade, cultivando o espírito franciscano promovendo a Paz e o Bem”.

Do microfone rudimentar, do disco de 33 rotações, da fita cassete, dos CDs ao sistema digital, até os dias de hoje, com transmissão via satélite, em qualquer hora e lugar, sendo ouvida por centenas de pessoas no aparelho de rádio, no celular, na internet, no MP3: a tecnologia deu ao rádio as forças necessárias para se garantir perante à TV, preservando a mesma magia.

A Tua Rádio Cristal pode ser sintonizada em grande parte do norte gaúcho pelo FM, na frequência 100.5 e em qualquer parte do mundo através do aplicativo “Tua Rádio”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais