Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Livro que conta os 20 anos da Exposol está sendo produzido pela Aprosol

por Larissa Silva de Oliveira

Professor, jornalista, escritor e historiador Paulo Diógenes de Quevedo Borges é o autor da obra

Foto: ClicSoledade/Maurício Orsolin

A Associação Pró-Desenvolvimento do Município de Soledade, através da Lei Rouanet, está produzindo um livro alusivo aos 20 anos da Exposol. A obra, intitulada “Exposol 20 anos de Sucesso – o evento que mudou a história de Soledade”, está sendo escrita pelo professor, jornalista, escritor e historiador Paulo Diógenes de Quevedo Borges.

Nesta segunda-feira, 15/08, o autor da obra esteve reunido com o Gestor Geral da Aprosol, Orlando Sebastião Klein, e a equipe de comunicação da Exposol, para apresentar como está o andamento do livro, bem como discutir detalhes e ajustes para o lançamento da obra.

De acordo com o autor, o livro terá 220 páginas e vai contar a história de como foram as 20 edições da Exposol através de textos e imagens. “Queremos resgatar e guardar a história da Exposição Feira de Soledade, desde suas origens, discussões, organização, objetivos, formato, periodicidade, alcance e recursos. Atento ao recorte histórico 2000/2022, tendo em vista que o evento não aconteceu nos anos de 2001, 2020 e 2021, sendo os dois últimos por causa da pandemia da Covid-19”, contou Paulo Borges.

Iniciada na virada do milênio, a Exposol produziu uma impressionante mudança no perfil de Soledade. “No livro, vamos contar como a feira conseguiu transformar a matriz produtiva, a economia, a cultura, a política, os usos e costumes e a sociedade como um todo. Soledade era uma antes da Exposol, e outra bem diferente depois dela. O evento produziu uma transformação tão significativa, que mudou a história da cidade”, afirmou o escritor.

Segundo Paulo Borges, ter sido lembrado para escrever este livro e poder fazer esse resgate histórico da feira é uma alegria e de valor pessoal indescritível. “Essa obra tem um significado especial para mim, pois falar de Exposol é falar da maior criação da nossa cidade”, pontuou.

O lançamento oficial do livro está previsto para o final do mês de novembro, em data e horários que ainda serão definidos pela Aprosol e o autor da obra. “Queremos reunir o máximo de pessoas que ajudaram a construir e fizeram parte DA história da feira para este momento. Por isso estamos trabalhando de forma incansável, organizando da melhor forma possível cada detalhe, para que tudo dê certo”, finalizou Paulo Borges.

O livro “Exposol 20 anos de Sucesso – o evento que mudou a história de Soledade” tem apoio da Prefeitura de Soledade, Aprosol e Exposol 2022. O patrocínio é das Farmácias São João, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros, Vibra Alimentos, Produza, Basso Pancotte e Cotrijal. A produção cultural é da Lucano Cultura e Marketing e a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Fonte: ClicSoledade/Maurício Orsolin

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais