Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prova de vida agora será digital para aposentados e pensionistas de Soledade e região

por Mariana Teixeira

Novidades foram trazidas para o público pelo gerente da Agência do INSS local, Leno Goulart

A Tua Rádio Cristal entrevistou Leno Goulart, gerente da agência do INSS de Soledade para esclarecer a comunidade sobre a prova de vida digital, uma novidade que tem sido adotada após a Pandemia em diversos estados brasileiros. “Não é exatamente uma novidade, ela já vem sendo feita há algum tempo em alguns locais do Brasil. Portanto é primordial que as pessoas se informem e assistam vídeos no Youtube de como são os passos necessários, para que não fiquem dúvidas”, frisou Goulart.

A prova de vida digital é realizada através da biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto de 2020 e vem sendo expandido desde então. Para tanto são usadas às bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, de acordo com informações do INSS.

A prova de vida digital está disponível no aplicativo meugov.br, que concentra em um login único diversos serviços do governo. A ferramenta pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android ou iOS. O INSS divulgou um passo a passo do procedimento no YouTube, onde o cidadão pode procurar pelo título de  “prova de vida digital”. O resultado da validação facial pode depois ser consultado no aplicativo Meu INSS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais