Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Audiência pública sobre Plano Diretor aprova instalação de Pequenos Pedristas na área residencial de Soledade

Baixar Áudio por Mariana Teixeira

O Município de Soledade promoveu através da realização de uma audiência pública na noite desta quarta-feira, 15/02, no Auditório Ivo José Stein para tratar sobre as alterações no Plano Diretor de Soledade

O Município de Soledade promoveu através da realização de uma audiência pública na noite desta quarta-feira, 15/02, no Auditório Ivo José Stein para tratar sobre as alterações no Plano Diretor de Soledade.

O espaço foi pequeno para receber a quantidade de pessoas que superlotaram o antigo Salão Azul para demandar alterações no plano diretor, em sua imensa maioria, de profissionais do ramo de Pequenos Pedristas.

No início do encontro foi apresentado o relatório da primeira audiência, realizada no dia 2 de fevereiro, onde seriam tirados os médios poluidores (empresas como indústria de pequenos Pedristas) da possibilidade de atuação na zona residencial.

Muitos Pedristas se manifestaram contrários a essa situação, reivindicando que pudessem construir e/ou ampliar suas atividades na área residencial, onde a maioria do setor está instalada. A defesa destes aconteceu através do vereador presidente do Legislativo de Soledade, Edivaldo dos Santos, que é gestor ambiental da Appesol (Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade).

Do outro lado foi pontuado pela diretora do Departamento do Meio Ambiente de Soledade, Luana Scherer, que haveria um problema com a lei e com o Ministério Público quanto a instalação destas empresas poluidoras médias na zona residencial de Soledade.

No entanto, havia uma preocupação maior com algumas indústrias médio poluidoras como metalúrgicas e serralherias que poderiam gerar um transtorno ainda maior, tendo em vista os dejetos e a poeira destes empreendimentos em zona residencial, além do barulho. Mas estas empresas não poderão se instalar em zona residencial.

Para agradar gregos e troianos, a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, sugeriu uma proposta feita pela diretora do Meio Ambiente de pontuar um item novo no Plano Diretor: as empresas Tipo 39.3 – que seria a possibilidade de instalação em zona residencial apenas de empresas médio poluidoras na zona residencial, bem como a perspectiva de ampliação das que já lá estão inseridas.

Luana ainda salientou um ponto importante quanto a atuação do Ministério Público que, ainda assim, poderia apontar como prejudiciais ao meio ambiente e ilegais, retrocedendo o projeto e prejudicando os Pedristas, mas estes acabaram concordando mesmo assim.

O vereador Edivaldo que defendeu os Pedristas e essa alteração do Tipo 39.3 reforçou que essa é uma vitória para o setor que mais emprega em Soledade e que movimenta milhões em salários mensalmente no município. “Este setor poderá crescer ainda mais com essa modificação no plano”, informou Edivaldo.

A prefeita de Soledade ainda concluiu que aprovou a decisão de conciliação adotada por todos que agradará tanto o setor requerente quanto a administração municipal, mas reforçou que em nenhum momento o município buscou complicar ou até mesmo proibir a atuação do setor.

Com isto, será encaminhado para o Poder Legislativo um projeto de revisão do Plano Diretor que possibilitará a instalação de indústrias do setor pedrista em zona residencial de baixo e médio potencial poluidor, as de alto ainda continuarão proibidas.

Outras mudanças aprovadas

- Nas proximidades da Rua Tiradentes, a partir do Castelo até a Reinaldo Heckmann, as indústrias poderão se instalar, inclusive na rua Lauro Albuquerque que antes era residencial, passará a ser industrial.

- Na Avenida Pinheiro Machado, no pôr-do-sol, haverá também a possibilidade de instalação comercial.

- Nas áreas residenciais também poderão ser instaladas antenas de comunicação, o que facilitará o sinal de diversos canais de comunicação e internet.

Todas as ideias serão encaminhadas para o Poder Legislativo para a revisão do plano diretor ser aprovada pelos vereadores e posteriormente sancionada pela prefeita para entrarem em vigor.

Texto/Fotos: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais