Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Sicredi Botucaraí RS/MG realiza encontro final do Projeto Empreendedores do Futuro em Soledade

por Carolina Schmidt

Projeto contemplou mais de 200 jovens e abordou temas como Empreendedorismo, Inovação, Educação Financeira e Economia Local

Foto: Assessoria de Imprensa e Marketing do Sicredi

Ocorreu na noite desta segunda-feira, 10/10, o encontro final do Projeto Empreendedores do Futuro, uma iniciativa das agências de Soledade da Sicredi Botucaraí RS/MG. O evento, ocorrido no auditório da Cotrijal, contou com a participação de estudantes, professores, empresários do município e de representantes da Sicredi Botucaraí RS/MG e da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Soledade (ACIS).

Desenvolvido em Soledade pela Sicredi Botucaraí RS/MG no decorrer deste ano, o Projeto Empreendedores do Futuro compreendeu uma imersão composta por quatro encontros focados em temas como Cooperativismo e Educação Financeira; Comércio, Indústria e Serviços local; Agronegócio local; e Empreendedorismo e Inovação. Participaram aproximadamente 230 jovens estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da Modalidade Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e de Técnico de Contabilidade do município. As escolas contempladas foram as de Ensino Médio: Instituto Estadual São José, Instituto Estadual Polivalente, Escola Estadual de Ensino Médio Júlia Lopes de Almeida e Instituto Estadual de Educação Maurício Cardoso.

Quem conduziu os encontros junto às escolas foi o Gerente de Negócios da agência Sicredi Soledade Centro, Cledir Luis Perius. Conforme ele, o objetivo da instituição financeira cooperativa com o Projeto Empreendedores do Futuro foi de oportunizar aos jovens aprimoramento sobre as temáticas propostas, mas, principalmente, conhecer todo o potencial do município de Soledade nos seus principais ramos de atuação. “O intuito foi de incentivar o empreendedorismo e fazer com que os participantes levem em consideração voltarem a Soledade para empreenderem aqui após sua formação superior nos grandes centros”, comentou ele.

Durante o encontro, o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, parabenizou a todos os jovens que participaram ativamente dos encontros e reiterou o compromisso da Sicredi Botucaraí RS/MG em proporcionar vivências que desenvolvem as pessoas e as comunidades. “Desejo que aproveitem ao máximo essa oportunidade ímpar, sempre lembrando da importância de haver o equilíbrio entre as competências técnicas e as habilidades interpessoais. Também agradeço imensamente aos parceiros aqui presentes – empresários e profissionais locais – que se destacam em nossa comunidade e que estão contribuindo conosco”, destacou Matuella.

O encontro final do Projeto contou com o depoimento e contribuição de representantes de diferentes segmentos econômicos do município. O sócio proprietário da Bagatini Pedras, Sadi Antônio Bagatini, representou o ramo da Indústria. Já o sócio proprietário do Mercado Bela Vista, Gustavo Berté, falou em nome do ramo do Comércio. E o produtor rural Eder dos Santos Trindade abordou o ramo do Agronegócio.

ACIS lança Projeto Profissionais do Futuro

Na noite, o vice-presidente da ACIS Rodrigo Panosso, acompanhado de demais membros da diretoria da Associação, apresentou aos estudantes o Projeto Profissionais do Futuro, que vem para engrandecer o trabalho realizado até o momento pelo Sicredi. Desta forma, a Sicredi Botucaraí RS/MG agora entra como parceira da ACIS ao novo projeto com a finalidade de continuar fortalecendo o município de Soledade.

O Projeto Profissionais do Futuro ACIS é uma iniciativa da ACIS de Soledade e tem por objetivo desenvolver iniciativas de qualificação, educação e formação de jovens para inserção no mercado de trabalho. O público-alvo são jovens dos 3ºs anos do Ensino Médio das escolas estaduais do município, os quais participaram do Projeto Empreendedores do Futuro e que buscam aprendizado e capacitação técnica para o mercado de trabalho.

Serão quatro módulos entre cursos, palestras e visitas técnicas em empresas do município. As temáticas e convidados para cada módulo são os seguintes: Jovens Empreendedores e Liderança (Carlos Rogério Matuella); Educação Financeira (Hélio Júnior Dellazari); Autoconhecimento e Inteligência Emocional (Felipe Borba); Técnica de Vendas (Luiz Carlos de Vargas); Comunicação e Vocação (Vinícius Loss dos Santos); e Atendimento ao Público (JF Cursos). O último módulo contemplará visitas técnicas às empresas associadas da ACIS para que os jovens possam praticar o que aprenderam.

O Projeto Profissionais do Futuro ACIS, com a parceria da Sicredi Botucaraí RS/MG, inicia em outubro e prolonga-se até o mês de dezembro. Os jovens interessados podem inscrever-se junto à ACIS. O objetivo é de aprimorar e desenvolver o Projeto de forma anual.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa e Marketing do Sicredi

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais