Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Chuva ameniza, mas não evita prejuízos nas lavouras e na pecuária de Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Produtores rurais buscam benefício do Proagro para diminuir os prejuízos já contabilizados

Roger Terra de Moraes
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

A chuva que caiu em Soledade nesta segunda-feira, 06/04, num volume aproximado de 40 mm, não foi suficiente para evitar os prejuízos já constatados nas lavouras e na pecuária de Soledade.

Tal afirmação foi feita pelo engenheiro agrônomo da Emater em Soledade, Roger Terra de Moraes, em entrevista para a Tua Rádio Cristal nesta terça-feira, 07/04.

Segundo Roger, a chuva veio para amenizar a situação e beneficiar nos volumes dos açudes, das sangas e inclusive do rio Espraiado. Destacou ainda que a precipitação foi calma e com isso houve uma boa infiltração no solo e nos mananciais existentes no município.

Um dos benefícios citados pelo engenheiro agrônomo diz respeito às coberturas de inverno que serão plantadas, como a aveia, o azevém e o nabo forrageiro, entre outros, pois havia a necessidade desta umidade que trouxe pequeno alento para o pecuarista que conseguirá fazer uma adubação hidrogenada em suas pastagens, ressaltou.

Sobre a soja, Roger deixou claro que a chuva chegou atrasada, pois 80% das lavouras já estão colhidas e que o volume não foi suficiente para impactar nas lavouras que ainda não foram colhidas.

A baixa produção é inevitável e as perdas nas lavouras são irreversíveis, até porque a vagem está muito seca e há muita perda de grãos, citou o agrônomo.

Diante de tantos problemas e perdas, ao produtor rural não restou outra situação que não fosse a busca pelo benefício do Proagro, que deixará o produtor livre do valor financiado nas instituições financeiras. Em soledade houve, nos últimos dias, um grande número de solicitações do benefício citado.

Ouça a entrevista com Roger Terra de Moraes, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais