Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Defensoria Pública da União visita Escola Paulo Freire no Presídio Estadual de Soledade

por Nayam Franco

Defensor público federal entregou tablet alusivo a promoção do DPU em 2019 o qual Soledade ficou em segundo lugar

Na manhã desta sexta-feira, 06/03, o Presídio Estadual de Soledade recebeu a visita do defensor público federal Renato Braga Vinhas com o objetivo de conhecer e entregar um prêmio ao Neeja Escola Paulo Freire que atua dentro da casa prisional.

O evento contou com a presença ainda do Conselho da Comunidade, Cartório de Registro Civil e 25ª Coordenadoria Regional da Educação, onde foi entregue um tablet a escola pela conquista do 2° lugar no concurso federal da Defensoria Pública da União (DPU).

O defensor ressaltou a qualidade e o engajamento dos professores com os alunos do presídio. Além disso, ele afirmou que a DPU cumpre um papel fundamental de acompanhar a educação das pessoas em todo o país.

"A gente pode notar que os detentos também querem aprender, e isso passa pelo engajamento das professores e da direção do presídio. Não basta a DPU resguardar direitos, se a população não conhece os seus direitos", ressaltou Braga.

A diretora da escola, Rejane Perin, afirmou que em dois anos desde sua fundação a escola vem buscando seu espaço e a confiança dos alunos, conquistada pelos bons exemplos, como é o caso dos dois detentos que ali começaram e hoje estão no ensino superior de dentro do Presídio.

Clevisson Brum, diretor do Presídio Estadual de Soledade, reforçou o apoio cedido a escola e aos detentos que vem demonstrando mais interesse pela educação, como forma de opção para sua saída. "É um sentimento muito gratificante, nunca tinha visto isso em outro lugar", pontuou o diretor.

Dois relatos de apenados fizeram com que todos os presentes se emocionassem, mostrando o ponto de vista deles quanto a escola. O primeiro falou sobre a oportunidade que foi oferecida a ele pela escola Paulo Freire e que sua família, quando o visita, nota a diferença nele e que está muito orgulhosa.

No segundo relato de um outro aluno da escola no Presídio, ele confirmou que, pela primeira vez na sua vida, havia visto algo de bom que ele fez e que tivesse surtido efeito na prática - ele foi um dos ganhadores eternizados em um livro produzido com poesias e redações de apenados - mostrando estar muito contente ao participar dessa nova oportunidade que o presídio está dando a ele.

Números da escola mostram crescimento em dois anos

Em 2018, a escola possuía 30 alunos matriculados e 18 deles concluíram. No ano de 2019, o número passou para 34 matrículas e 17 concluintes. Já em 2020, são 37 alunos até o momento.

2018

No Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do Ensino Fundamental foram nove inscritos, um aprovado em todas as áreas e seis aprovados parcialmente.  No ensino médio foram nove inscritos, dois aprovados e três aprovados parcialmente, o restante foi reprovado.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nove participaram e cinco deles foram aprovados, sendo que um ingressou no ensino superior, no curso de Gestão de Agronegócios, na URI Campus de Erechim.

2019

No Encceja, foram 27 inscritos no ensino fundamental, cinco deles aprovados em todas as áreas e outros cinco aprovados parcialmente. Já no ensino médio, foram nove inscrições, uma aprovação total e três parciais.

Quanto ao Enem, foram sete inscritos e quatro aprovados. Um deles ingressou neste ano no curso de Gestão Ambiental na URI Campus de Erechim, pelo ProUni. Eles fazem a faculdade à distância e, quando necessitam realizar provas presenciais, a administração do Presídio se dispôs a conduzi-los ao Campus.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais