Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Alfabetização de crianças do ensino fundamental preocupa educadores

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

MEC divulgou uma pesquisa que aponta que mais de 56% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não estão alfabetizado

Foto: Divulgação

Recentemente, o MEC divulgou uma pesquisa que aponta que mais de 56% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não estão alfabetizados.

Esses dados são preocupantes e, segundo a chefe do departamento pedagógico da 25ª CRE em Soledade, Roseli Schimitz, estar alfabetizado vai mais do que ler uma palavra.

“Quando o aluno consolida a sua alfabetização e o seu letramento, ele já consegue construir frases e interpretar textos. Isso é a base para que ele possa ter a sua caminhada ao longo da educação básica. Quem tem dificuldades nessa fase corre riscos lá na frente”, revelou Roseli.

Roseli lembrou que essa pesquisa foi realizada ao final de 2022. “Esses dados mostram que após a pandemia, apenas 4 de 10 alunos estão alfabetizados ao final do segundo ano. Antes da pandemia, eram 6 de cada 10 alunos”, informou a chefe do departamento padagógico.

Esse tipo de estudo é de extrema importância pois, conforme Roseli, “definem políticas públicas não somente para as escolas, mas também a nível de Ministério e de Secretaria Estadual. O resultado desses números mostra o quanto a pandemia dificultou na alfabetização”, finalizou.

Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais