Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

"Os únicos presos somos nós e ninguém, nunca, vai tirar a gente dessa prisão"

por Ana Lúcia Jacomini

Declaração é de Sérgio da Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria

Fachada da boate recebe pinturas durante a vigília, que começou ainda na terça-feira, 24/01
Foto: Reprodução/Diário de Santa Maria

Na semana em que completa quatro anos, a maior tragédia do Rio Grande do Sul foi denunciada para a Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade, agora pede a responsabilização do Brasil pela omissão em relação aos problemas da Boate Kiss, onde um incêndio deixou 242 mortos e mais de 600 feridos. Desde aquela madrugada de 27 de janeiro de 2013, até hoje, quatro anos depois, ninguém foi efetivamente punido. Para o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Sérgio da Silva, a única punição acontece para os pais e familiares daqueles jovens.

A denúncia da omissão partiu de várias entidades, entre elas a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa. Só foram julgados até agora quatro bombeiros. Um foi absolvido, dois condenados por descumprimento da lei de expedição de alvarás e o outro por fraude processual. Eles cumprem pena em liberdade. A associação recorreu à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, na tentativa de encontrar uma espécie de paz. Silva, explica ainda, que o papel da imprensa neste caso, tem sido de um psicólogo para os envolvidos.

Naquela madrugada, há quatro anos, duas jovens aqui da região estavam na Boate Kiss. A marauense Stefani Posser Simeoni, que morreu junto ao seu namorado, Guilherme Pontes e a casquense Cristina Peiter, que hoje mora com seu marido e uma filhinha, em Três de Maio, região Noroeste do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais