Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Novos agentes de saúde realizam trabalho de campo em Marau

por Camila Agostini

Mesmo com temperaturas mais amenas, cuidados devem ser preservados para evitar proliferação de vetores que transmitem doenças

Foto: Luiz Carlos Rodrigues de Lima/tuaradio

Encerrado o período de contratação dos novos agentes de endemias de Marau, chega o momento de retomar os trabalhos de campo no município. Conforme Lisiane Dalagnese, coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, a missão dos agentes requer muita responsabilidade, já que Marau é positivo para a dengue desde 2013. Isso significa que há, no município, focos do mosquito já na fase adulta, o que representa alerta de contaminação, já que a qualquer momento, uma pessoa infectada pode chegar na cidade, ser picada pelo vetor e, consequentemente, transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação dos agentes, porém, não é suficiente, destaca Lisiane: “os 20 agentes não resolvem o problema de 40 mil pessoas. Precisamos da conscientização da população para que não reste água parada em nenhum lugar, de modo que o mosquito transmissor, já existente em Marau, não se prolifere, independente do trabalho dos agentes e do levantamento técnico realizado”. Ouça no player de áudio.

Outro alerta da enfermeira é quanto à continuidade dos cuidados mesmo com a chegada de estações com clima mais ameno. O inverno não elimina o risco de contágio mesmo quando a população do mosquito se torne reduzida.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais