Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Protótipo de respirador desenvolvido em Passo Fundo é submetido a testes em animais

por Bruno Roso

Primeiros testes em suínos foram realizados na última semana no Hospital Veterinário da UPF

Foto: Reprodução/UPF

Quase dois meses após a primeira versão ser concluída, o protótipo de respirador de baixo custo desenvolvido por professores e técnicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) avança para sua terceira etapa. Na última semana, pesquisadores deram início ao protocolo de testes em animais. Com o auxílio de médicos veterinários do Hospital Veterinário da Instituição e acompanhado de perto por um médico pneumologista, o respirador foi testado em suínos, de 20 e 80 kg, em duas etapas. Uma, realizada na quarta-feira, dia 20 de maio, e outra na quinta, dia 21.

Durante os testes, foi possível utilizar todo o potencial do respirador e segundo um dos responsáveis pelo projeto, o professor do curso de Engenharia Elétrica, Dr. Adriano Toazza, os testes foram satisfatórios. “Em termos de equipamento, da parte eletrônica, o teste foi satisfatório. Conseguimos utilizar todo o potencial do respirador, os seus mínimos e os seus máximos, tanto no primeiro teste, com suíno menor, como no segundo, com um animal maior, quando precisamos utilizar o ventilador ao limite. Ele funcionou bem em todos esses sentidos”, comentou.

Os próximos passos a partir de agora são, de acordo com Toazza, adequar o equipamento à nova resolução da Anvisa, RDC 386/2020, publicada no dia 15 de maio, que define critérios e procedimentos extraordinários para fabricação, comercialização e doação de equipamentos do tipo “ambu automatizado”, destinados a atendimento e suporte hospitalar emergencial a pacientes com dificuldade para respirar. Depois de realizadas estas adequações, novos testes devem ser realizados no dia 3 de junho.

*Fonte: UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais