Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Funcionamento de postos e mercados passa a ser limitado

Baixar Áudio por Camila Agostini

Determinações atendem decretos estadual e municipal

Foto: Arquivo Pessoal

“Fique em casa”. Neste momento, a recomendação do Centro de Operações de Emergência COVID 19 de Marau é essa. O esforço, dizem as integrantes do órgão, é para que o município se mantenha entre as cidades que não registram casos de contaminação por Covid-19.

Medidas rigorosas estão em vigência. Através de dois decretos e uma resolução, o Poder Público Municipal determinou que, apenas os serviços considerados essenciais devem permanecer em funcionamento.

Na manhã desta sábado, as enfermeiras, Lisiane Daganese e Fernanda Garbin, ambas integrantes do COECovid-19, esclareceram dúvidas dos ouvintes da Tua Rádio Alvorada com relação à fiscalização de mercados e farmácias.

Importante ressaltar que equipe técnica tem realizado trabalho de controle nestes locais onde é permitida a presença de apenas uma pessoa a cada 4m², incluindo colaboradores e proprietários. A orientação é para que o acesso seja limitado, com entrada e saída controlada e que os estabelecimentos ofereçam atendimento preferencial a idosos e demais pessoas do grupo de risco (diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica e doentes cardiovasculares).

Seguindo determinação do governo do Estado, o COE destaca a determinação de restrição do horário dos postos de combustíveis e de suas lojas de conveniência. Em decreto publicado na noite de sexta-feira, 20/03, o governador Eduardo Leite decidiu que os postos podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h. Está vedado o funcionamento aos domingos.

Este é o primeiro final de semana em que o período de quarentena está em vigência. Durante o sábado, 21/03, e o domingo,22/03, não haverá atendimento presencial nas unidades básicas de saúde. Caso alguém seja acometido por sintomas respiratórios, febre, tosse seca e dificuldade de respirar, deve acionar o 156.

Um carro de som circula pela cidade para alertar a população sore a importância do isolamento social.

No player de áudio, acompanhe entrevista em que as enfermeiras Lisiane e Fernanda tiram outras dúvidas sobre os cuidados que devem ser preservados para evitar a contaminação pelo covid-19.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais