Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Psicóloga reflete sobre os benefícios do olhar positivo

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

A psicóloga Rebeca Ferreira Andreolla concedeu entrevista à emissora na manhã desta quinta-feira, 15/07.

Imagem Ilustrativa
Foto: Uol

Exercitar o pensamento positivo e o otimismo é benéfico para a saúde física e mental. Conforme a psicóloga Rebeca Ferreira Andreolla, que atua com psicologia positiva, esse movimento científico visa olhar, preferencialmente, para os aspectos positivos do ser humano, sem negar os pontos negativos.

Conforme a profissional, olhar o aspecto negativo é importante para a sobrevivência do ser humano. Por exemplo, ao ser cuidadoso no trânsito ou olhar para os dois lados ao atravessar uma faixa de pedestres, a pessoa reconhece que existem riscos de um acidente.

O problema, segundo ela, é quando a pessoa tem propensão a olhar somente para os aspectos negativos da vida. “O comportamento pode prejudicar o dia-dia da pessoa, elevar seus níveis de ansiedade e de preocupação com o futuro, e inclusive, levar a quadros de síndrome do pânico e de depressão” – explicou a psicóloga.

Rebeca lembra que é importante que sejam evidenciadas as virtudes e forças do ser humano. “Pessoas otimistas costumam elevar sua sensação de bem-estar e qualidade de vida, por incluir mais emoções positivas no seu dia-dia”, completou ela.

O equilíbrio entre positivo e negativo é imprescindível para a saúde mental. De acordo com a profissional, o fato de colocar a máscara durante a pandemia pode ser visto de aspectos diferentes: “É negativo quando penso que preciso sobreviver a um vírus letal e, positivo quando penso que a atitude está protegendo a mim e aos outros”, refletiu Rebeca.

Acompanhe a entrevista na íntegra clicando no ícone de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais