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HCR trabalha na revisão do seu regimento interno

por Ana Lúcia Jacomini

Hospital também prepara a eleição da comissão de ética médica

Criação da Comissão de Ética nos hospitais é uma exigência do Conselho Federal de Medicina
Foto: Divulgação/HCR

O Hospital Cristo Redentor está em processo de revisão de seu regimento interno e eleição de sua comissão de ética médica. As tratativas estão sob o cuidado de uma comissão interna, sob a supervisão da advogada Juliana Machado Bonamente, especialista em Direito Médico e Hospitalar.  A iniciativa surgiu a partir da necessidade de adequação do regimento interno do hospital às novas normativas do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e do Conselho Federal de Medicina.

Entre os itens de revisão estão inclusos: a edição de um novo regimento interno, a composição do corpo médico (diretor clínico e demais médicos, contratados, temporários, efetivos, consultores, cortesia, residentes, estagiários), e a eleição da nova comissão de ética médica, que será realizada entre os membros do corpo clínico e cuja posse deverá no primeiro trimestre de 2020.

A criação da Comissão de Ética nos hospitais é uma exigência do Conselho Federal de Medicina, e seu papel é auxiliar Conselho Regional de Medicina a colaborar e fiscalizar a atuação profissional no âmbito hospitalar, atendando para que as condições de trabalho médico e qualidade do atendimento prestado aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais da medicina.

Além disso, a comissão será responsável pela análise de situações ocorridas na relação médico e paciente, atuando também de forma preventiva no combate ao exercício ilegal da medicina, e promovendo debates, com o corpo clínico, sobre os temas da ética médica. “A instituição busca sempre estar atualizada com as evidências científicas e dos preceitos da bioética, mantendo uma adequada relação médico-paciente, respeitando e reconhecendo o trabalho dos seus colaboradores, e colocando-se à disposição também da sociedade, para orientações e esclarecimentos sobre seus atendimentos”, explicou a Dra. Juliana Bonamente.

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