Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Atraso de fornecedores explica falta de medicamentos na farmácia básica de Marau

por Camila Agostini

Secretário de Saúde,Secretário Douglas Kurtz esclareceu dúvidas de ouvintes na programação da Tua Rádio

Foto: Camila Agostini / tuaradio

Depois de receber ligações de ouvintes que reclamam da falta de medicamentos na farmácia básica de Marau, a reportagem da Tua Rádio recebeu no estúdio da emissora, o secretário de Saúde, Douglas Kurtz, que esclareceu dúvidas da população.

Segundo o secretário, o desabastecimento de alguns itens na farmácia central se deve, principalmente, ao atraso da entrega dos produtos por parte das empresas vencedoras do processo licitatório. Douglas afirmou que em compra licitada no dia 15/05, foi adquirida ampla relação de medicamentos da lista básica, no valor de R$1,8 milhão. Parte do pedido, porém, não foi fornecido pelos responsáveis que participam da licitação e não apresentam condições de atender a demanda. O secretário afirma que o Município busca amparo legal para impedir que as empresas inadimplentes voltem a participar da concorrência pública.  “Não vamos mais tolerar justificativas sobre atrasos ou quaisquer motivos que impeçam a entrega dos medicamentos. Desde o dia 01/06 encaminhamos as autorizações e estamos cobrando, sendo que mais da metade do que faltava já conseguimos disponibilizar”, disse Douglas.

Na ocasião, o responsável pela pasta de Saúde de Marau falou sobre outros assuntos do setor que hoje implica na destinação de 25% do orçamento público municipal. Para Douglas, as mudanças que cancelaram os agendamentos nas unidades da ESF onde, desde o início do ano, o atendimento voltou a ocorrer por meio de fichas, são observadas de forma positiva. O número de consultas dobrou no comparativo com 2016. Apenas no mês de março deste ano,  o total de fichas distribuídas alcançou a marca de 7 mil, contra 3,5 mil no mesmo período do ano passado. Conforme explica o secretário, considerada a demanda na rede pública municipal, somada à procura por atendimento na emergência do HCR, cerca de 10 mil pessoas precisam de serviços médicos e hospitalares todo o mês, em Marau.  “Isso representa 25% da população total do município”, salienta Douglas.

Douglas Kurtz falou também sobre o atendimento estendido do ESF central que passou a funcionar também das 18h às 22h. Somente neste horário, são atendidas em torno de 20 pessoas por dia. Ouça a entrevista no player de áudio.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais