Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Entram em vigor, alterações do calendário de vacinação

por Camila Agostini

Em Marau, a Central de Vacinas funciona junto ao ESF Central III/Planalto

Começaram a valer no início deste mês, as mudanças definidas pelo Ministério da Saúde referentes ao novo calendário de vacinação para 2016.

As alterações são relativamente simples, conforme afirmou em entrevista à Rádio Alvorada, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Lisiane Dall’Agnese.

 

HPV

Um das principias mudanças é na vacina papiloma vírus humano (HPV). O esquema vacinal passa para duas doses, sendo que a menina deve receber a segunda seis meses após a primeira, deixando de ser necessária a administração da terceira dose.

 

PNEUMOCÓCICA

Para os bebês, a principal diferença será a redução de uma dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia, que a partir de agora será aplicada em duas doses, aos 2 e 4 meses, seguida de reforço preferencialmente aos 12 meses, mas poderá ser tomado até os 4 anos.

 

POLIO

Já a terceira dose da vacina contra poliomielite, administrada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a ser injetável. A partir de agora, a criança recebe as três primeiras doses do esquema – aos dois,  quatro e seis meses de vida – com a vacina inativada poliomielite (VIP), de forma injetável. Já a vacina oral poliomielite (VOP) continua sendo administrada como reforço aos 15 meses, quatro anos e anualmente durante a campanha nacional, para crianças de um a quatro anos.

 

MENINGOCÓCICA

Também haverá mudança da vacina meningocócica C (conjugada), que protege as crianças contra  meningite causada pelo meningococo C. O reforço, que anteriormente era aplicado aos 15 meses, passa a ser aplicado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

 

MARAU

No município há uma sala de vacinas centralizada, localizada junto à unidade de ESF Central III/Planalto, na Rua Bento Gonçalves, 1.600. O atendimento ocorre das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h.  A procura, segundo Lisiane, tem sido muito grande e há dois profissionais de saúde que se deidicam exclusivamente para esta atividade.

Ouça a entrevista com a coordenadora Lisiane no player de áudio

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais