Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Prefeitura cria espaço para manter viva a memória das vítimas da Covid em Marau

por Bruno Roso

O projeto Memória Viva busca viabilizar um espaço de escuta para as famílias que enfrentaram a perda de entes queridos pela Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de marau

A Pandemia da Covid-19 trouxe a perda imensurável de milhares de vidas ao redor do mundo. O impacto e a reminiscência dos efeitos dessa crise sanitária inauguram uma espécie de luto coletivo. Nesse contexto, a Prefeitura de Marau, através da Secretaria Municipal de Saúde, criou o projeto Memória Viva, que busca viabilizar um espaço de escuta para as famílias que enfrentaram a perda de entes queridos pela Covid-19, e a elaborar de um memorial virtual que será construído junto a estas famílias e divulgado nas redes sociais: Facebook e Instagram, através do endereço @memoriavivamarau.

Este trabalho vem sendo coordenado pela Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde Fabiana Schneider e Psicólogas residentes da Universidade Federal da Fronteira Sul Bruna Gallina e Samantha Stieven e conta com a importante colaboração da Enfermeira Lisiane Dall ´Agnese e equipe da Vigilância Epidemiológica. Também as equipes de Estratégia Saúde da Família do município de Marau foram sensibilizadas e vem colaborando na identificação e contato com os familiares a serem visitados e no acolhimento as demandas geradas neste processo de acompanhamento às famílias enlutadas.

O Prefeito Iura Kurtz enalteceu o trabalho da equipe. “É uma ação emocionante que tem o objetivo de promover o sentimento de empatia e também uma forma de prestar solidariedade a tantas famílias enlutadas”.

Nesse processo de elaboração do memorial, espera-se maior adesão às medidas preventivas propostas e sensibilização à dor do outro, promovendo o sentimento de empatia relativo às vítimas de Covid-19 e seus familiares. Assim como contribuir no processo de luto coletivo, podendo direcionar o cuidado adequado para possíveis demandas em saúde mental identificadas nas entrevistas com os familiares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais