Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Irmã Vera Coutinho deixa direção do Colégio Cristo Rei para assumir cargo de Animadora Regional

Baixar Áudio por João Pedro Varal Tartari

Novo cargo chega com mudanças em toda a Congregação Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora

Um rosto que parecia impossível de separar do cargo de diretora do Colégio Franciscano Cristo Rei, o ano de 2022 marca um momento inesperado para a parte da comunidade marauense que a conhecia. A notícia é breve: a Irmã Vera Isabel Rambo Coutinho deixa o cargo que vinha desempenhando desde antes da reabertura do colégio há 15 anos atrás e o município de Marau para assumir como Animadora Regional do Região Missionária São Francisco de Assis da Congregação Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Ela foi eleita por suas colegas de vocação em Assembleia Regional do grupo, que ocorreu entre os dias 26/12 e 31/12 de 2021. Ela é acompanhada no novo momento pela Irmã Maria Aparecida M. Franco, a Vigária Regional, além da Ir. Eliane Lavratti e da Ir. Jaqueline Pizzi, as Conselheiras Regionais. Com a votação para o novo cargo, a Irmã Vera precisará se mudar para a sede regional da nova Região Missionária (que inclui os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Amazonas e Acre, além de fraternidades no Peru, na Bolívia e no Chile), em Passo Fundo.

A mudança, contudo, não é breve. A agora Animadora Regional explica que foi pega de surpresa. “Eu não fiz campanha, muito pelo contrário, eu não imaginava isso na minha vida nem em sonhos”, comentou à Tua Rádio Alvorada.

Com um tom de voz que revelava nas pequenas nuances a emoção, a Irmã Vera conta que a transformação chega com muita autoanálise, autorreflexão e autoavaliação. “Mudo de cidade, mudo de casa, e, praticamente, a gente vai ficar coordenando todas essas fraternidades, ajudando naquilo que é possível”, explica. Ela também relata que sempre foi “uma pessoa de trabalhar em equipe” e que, por isso, sonha “que a gente terá uma equipe sólida para levar adiante e sonho muito que a nossa Congregação, ela seja expandida ainda mais e que nós tenhamos mais vocações”.

Em meio às suas contemplações, a ex-diretora do Colégio Cristo Rei discorreu sobre a herança que se eterniza. “Espero que, em Marau, eu tenha deixado, assim, um grande legado – grande, no sentido, na educação, naquilo que foi possível ser feito”, comenta. “E, por onde eu passar, deixar sementes de bondade, de ternura e de amizade que eu acredito que deixei ao passar por aqui.” 

Confiante em sua missão, a Irmã Vera afirma que “a gente está aí para servir, e vamos em frente, é um novo desafio”. Ela também relata que espera “dar conta daquilo que as irmãs também esperam de mim e de todo o conselho”. “Porque Madre Bernarda sonhou a nossa Congregação como uma pequena Congregação, e essa pequena Congregação, ela tem que ser forte, tem que ser animada, tem que ser fortalecida”, complementa.

Ela ainda aproveita “para agradecer todo o apoio recebido, todas aquelas pessoas que confiaram no meu trabalho e podem crer que poderão continuar acreditando no trabalho que será feito daqui para a frente”.

A Irmã Vera realiza a mudança para Passo Fundo nesta quinta-feira, 20/01.

Reformulações

O cargo de Animadora Regional é uma novidade dentro da Congregação Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que, segundo a Irmã Vera, está passando por uma reestruturação muito grande que vem acontecendo nos últimos cinco anos. A função equivale à de Superiora Provincial, e chega com a transformação das seis Províncias da fraternidade espalhadas pelo mundo em três Regiões Missionárias.

Como explica a ex-diretora, o Brasil tinha duas províncias: uma no estado do Rio Grande do Sul, que era chamada Província Imaculada Conceição, e outra em Santa Catarina, de nome Província Santa Clara. Ambas se uniram junto aos estados de São Paulo, Paraíba, Amazonas e Acre, além de fraternidades no Peru, na Bolívia e no Chile para formar a Região Missionária São Francisco de Assis. “Essa Região Missionária cabe à minha pessoa animar e tocar para frente, claro que com uma equipe”, explica a Irmã Vera. Também foram formadas as Regiões Missionárias Santa Clara de Assis e Santa Maria Bernarda.

Para a Animadora Regional, as reformulações vêm em um momento de grandes transformações pedidas pelo Papa Francisco e por toda a Igreja Católica. Quanto ao novo cargo, a Irmã Vera acredita que esse novo perfil mais leve “alivia bastante, até pela minha forma de ser, eu acredito que a vida ela tem que ser conduzida de uma forma assim”. “A gente quer levar o nome das Irmãs com, assim, com essa alegria, com essa esperança de tornar esse mundo melhor, mais fraterno, mais humano, a exemplo de São Francisco de Assis e de Santa Maria Bernarda”, complementa.


Para ouvir a entrevista com a Irmã Vera Isabel Rambo Coutinho, clique em 'ouvir notícia'. O botão com acesso para o áudio está localizado acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais