Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto de Sérgio Turra isenta doador de sangue e de medula de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais

por Guilherme de Abreu

Conforme Sérgio Turra, o objetivo da proposta é incentivar a doação de sangue e de medula óssea.

Deputado Estadual Sérgio Turra
Foto: Arquivo Pessoal

Os doadores de medula óssea e os doadores regulares de sangue poderão ficar isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos estaduais. É o que prevê o Projeto de Lei 74/2015, de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (PP).

 O projeto determina que os doadores de sangue, para serem considerados regulares, terão de fazer, pelo menos, duas doações nos 12 meses antecedentes à inscrição do concurso. O direito só será concedido àquele que realizar a doação em órgãos oficiais ou institutos credenciados pela União, pelo Estado ou pelos municípios e deverá ser comprovada pela apresentação de documento expedido pela entidade coletora ou responsável.

 Conforme Sérgio Turra, o objetivo da proposta é incentivar a doação de sangue e de medula óssea. “Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. É um percentual insuficiente para o nosso país, de dimensões continentais”, assegura.

 O deputado ainda lembra que O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. “A chance de um paciente encontrar um doador ideal entre familiares é de 25%, enquanto para localizar entre desconhecidos é de uma em cada 100 mil. Atualmente, o Brasil tem somente 3,5 milhões de doadores cadastrados. É inegável a necessidade de estimular novas doações”, afirma. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais