Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Milho apresenta bom estabelecimento no RS, enquanto excesso de chuva limita avanço da soja

por Ana Lúcia Jacomini

Emater/RS aponta 75% da área prevista de milho já implantada

Foto: Divulgação/Emater

As lavouras de milho implantadas no Rio Grande do Sul apresentam estabelecimento considerado satisfatório pela Emater/RS. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira, 08/10, a semeadura alcança 75% dos 896,4 mil hectares estimados para a Safra 2026/2027. Predominam áreas em germinação, emergência e início do desenvolvimento vegetativo, embora o excesso de umidade e as chuvas intensas tenham limitado o avanço dos trabalhos em algumas regiões.

Os temporais registrados no final de setembro provocaram danos localizados, com falhas de estande, erosão e redução do potencial produtivo em algumas lavouras. Nas áreas não atingidas, avançaram a adubação nitrogenada em cobertura e o manejo de insetos. A produtividade média projetada para o milho é de 7.711 quilos por hectare. No milho destinado à silagem, aproximadamente metade da área prevista já foi implantada, com germinação e emergência consideradas satisfatórias.

Na soja, apesar de o período indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático ter iniciado em 1º de outubro, a semeadura ainda é incipiente. A elevada umidade do solo restringe a entrada de máquinas nas lavouras, e a maior parte das áreas permanece em preparação. Para esta safra, a Emater/RS projeta o cultivo de 6,6 milhões de hectares, com produtividade média de 3.183 quilos por hectare.

Entre as culturas de inverno, o trigo avança para as fases finais do ciclo, com predominância do enchimento de grãos e da maturação. A sequência de chuvas, a baixa luminosidade, o granizo e os ventos fortes reduziram o potencial produtivo em algumas regiões e aumentaram a preocupação com a qualidade dos grãos. A colheita já começou nas áreas mais precoces. Na canola, 60% das lavouras estão em maturação fisiológica e 20% em colheita, também com registros de perdas provocadas pelas condições meteorológicas.

A cevada apresenta estado sanitário considerado bom, apesar dos reflexos das chuvas sobre a qualidade industrial de parte dos lotes, enquanto a carinata se aproxima do encerramento do ciclo. No arroz e no feijão da primeira safra, a implantação segue de forma desigual entre as regiões, também influenciada pelo excesso de umidade no solo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais