Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Dirceu Franciscon fala do enfrentamento à pandemia e das declarações do presidente nacional do PTB

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Dirceu Franciscon teve alta hospitalar recentemente
Foto: Reprodução/AL RS

Ainda se recuperando, após 12 dias de internação por Covid-19, o deputado estadual Dirceu Franciscon, do PTB, aceitou conversar com a Tua Rádio Alvorada, na manhã desta sexta-feira, 19/03. Ele revelou que permanecerá em Nova Alvorada por mais alguns dias, antes de retornar para Porto Alegre e para a agenda de atividades do parlamento gaúcho, que mantém atuação digital nestes dias. Além de contar como foi a experiência de enfrentamento ao vírus, o parlamentar comentou sobre as ações concretas para auxiliar hospitais, neste que é considerado o pior momento da crise sanitária no estado gaúcho. Ele citou, por exemplo, a devolução de R$ 5 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa para o orçamento do Poder Executivo, em valores que devem ser aplicados na área da saúde e também o encaminhamento dos R$ 55 milhões em emendas parlamentares que deverão ser, em breve, também destinadas ao enfrentamento do vírus.

Na oportunidade, o deputado também comentou a crise interna vivida pelo seu partido, o PTB, após declarações do presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, que em recente entrevista criticou as medidas sanitárias adotadas pelo Rio Grande do Sul e fez ofensas pessoais ao governador Eduardo Leite. A situação, como explica Franciscon, constrangeu partidários, os parlamentares estaduais e federais e o vice-governador, Delegado Ranolfo, que também integra o Partido Trabalhista Brasileiro. Ele revelou, ainda, que aguarda pela expulsão – como mencionado por Jefferson – e se ela não chegar, na próxima janela partidária, em março, estará deixando o partido. “É uma falta de respeito com a sociedade gaúcha e com o PTB do Rio Grande do Sul. Estamos constrangidos e envergonhados”, disse ele.

Dirceu também falou sobre o projeto de privatização da Corsan, anunciado pelo governo estadual nesta semana. Ele disse ter sido pego de surpresa com o fato e, que antes de qualquer manifestação, irá estudar a fundo todos os pontos e dados do projeto que ainda será encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa, já que carece, antes da aprovação da PEC – Proposta de Emenda Constitucional que tira a obrigatoriedade de plebiscito para a venda ou abertura de capital das estatais gaúchas. A entrevista na íntegra, com o deputado estadual, está disponível no player de áudio desta matéria. Na conversa, ele fala também de projetos elaborados a partir da sugestão de marauenses, como a inclusão do evento anual do Marau Fusca Clube como de interesse cultural do Rio Grande do Sul e a instutição das políticas de prevenção a fibromialgia em território gaúcho.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais