Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Conheça o perfil do eleitorado em cinco municípios da região

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Dados do TSE revelam que a maior parte dos eleitore que vão às urnas no dia 02 de outubro em Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Soledade e Marau é mulher, acima de 40 anos

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Reportagem produzida por Alexandre Marcheze e Marlusa Oliveira – Nexjor - Universidade de Passo Fundo (UPF)

Você já parou para pensar quais são as principais características que definem o eleitorado dos cinco maiores colégios eleitorais da região? Se ainda não, é importante lembrar que são esses milhares de eleitores que ajudarão a decidir o destino da região, do Estado e do país em 02 de outubro, quando o Rio Grande do Sul irá eleger o novo governador e vice-governador, um senador, 31 deputados federais, 55 deputados estaduais, além do novo presidente e vice. Somados os cinco maiores colégios eleitorais elencados na reportagem, chegamos ao número de 330.972 eleitores, sendo 149.799 em Passo Fundo; 80.420 em Erechim; 47.226 em Carazinho; 31.963 em Marau e 21.564 em Soledade.

Aos poucos haverá maior conhecimento de quem são, como atuam e quais ideais representam cada um dos candidatos aos cargos políticos citados acima. Mas antes de conhecer os candidatos que ainda estão sendo definidos nas convenções partidárias, vamos conhecer o perfil deste eleitorado. Para facilitar a compreensão das estatísticas relacionadas a esses tópicos, construímos gráficos percentuais, os quais você pode visualizar abaixo. Também vale lembrar que os números extraídos como base para essa construção estão contidos no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Aumento considerável do eleitorado brasileiro

É normal que todos os anos novos candidatos surjam, assim como haja o aumento do público eleitor. No Brasil, por exemplo, cerca de 150 milhões de eleitores voltarão às urnas neste ano, o que equivale a 79.224.596 mulheres e 78.444.900 homens votantes, conforme aponta o TSE.

Além disso, uma boa notícia se soma a esse quadro: somente em 2022, mais de 2 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 18 anos tiraram o título de eleitor, um aumento significativo de 47,2% em relação a 2018, segundo salientou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin.

Vale lembrar ainda que o voto é facultativo apenas para eleitores com idade entre 16 e 18 anos, com mais de 70 anos ou analfabetos. Sanções são impostas a quem não se encaixa em nenhuma das propostas descritas ou ainda, deixe de regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Mas lembre-se: votar não é algo que merece ser visto como uma obrigação e sim, como um método de transformação social, econômica e administrativa.

Mais eleitores jovens

Falando a respeito das regiões citadas acima, o eleitorado da região registrou uma aumento de cerca 1,18% em relação às últimas eleições para presidente e vice realizadas em 2018. Entre os eleitores mais novos entre 16 a 18 anos da região, houve um aumento de 5% em relação a 2018. O maior crescimento foi registrado em Erechim onde o eleitorado de jovens entre 16 a 18 anos alcançou um aumento de 12% de jovens com título de eleitor. Erechim serve de exemplo para a importância da participação do eleitorado mais jovem no papel crucial na participação democrática ao exercer o voto, porém, em contrapartida no município de Soledade, a participação dos jovens diminuiu cerca de 23,3% nas eleições municipais de 2020.

Soledade também apresenta a maior taxa de eleitores analfabetos. O percentual é de 3,11%, que se destaca dos demais municípios da região onde o índice não passa dos 1,7%. O problema mostra ainda que o grau de instrução entre os municípios da região é baixo, sendo cerca de 25,86% dos eleitores com ensino fundamental incompleto, uma porcentagem acima da média nacional de 22,97% segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Acessibilidade

O eleitorado com deficiência têm extrema importância nas eleições. Só em Passo Fundo houve um acréscimo de 260 eleitores com deficiência, um aumento de 142,86% de 2018 para 2022. O crescimento da população com deficiência é ainda maior em Marau, onde foi registrado um aumento de 205,41% desde as últimas eleições em 2018. Porém, o aumento da população com deficiência participando das eleições revela um problema estrutural nas seções de votação nos municípios. Cerca de três dos cinco municípios listados não possuem mais do que 3% de seções eleitorais adaptadas.

Passo Fundo, por exemplo, possui apenas quatro seções eleitorais com acessibilidade para eleitores deficientes, o que equivale apenas 0,90% para toda população com deficiência do município. Em contrapartida, municípios como Marau e Carazinho acompanharam o crescimento do eleitorado com deficiência, tendo uma média de 19,5% das seções eleitorais com acessibilidade, Marau por sua vez possui 32 sessões com acessibilidade, um percentual de 28,32%, o maior entre os cinco municípios.

Gênero

Já no que diz respeito ao gênero do eleitorado pertencente aos municípios em destaque, dados do TSE demonstram que de 2018 para cá, houve um aumento considerável da participação das mulheres no processo eleitoral, atingindo um crescimento de 3,1% desde a realização das últimas eleições. Com isso, a maioria dos votantes pertence ao gênero feminino nos cinco municípios analisados.

Em Soledade, município onde houve maior aumento, a média foi de 5,72% desde 2018. Já o menor índice atingido foi em Carazinho, onde o crescimento do eleitorado feminino não passou de 0,26% desde as últimas eleições.

Agora falando acerca do crescimento do eleitorado masculino, o aumento registrado entre os cinco municípios em evidência foi de 2,19% nos últimos quatro anos. Soledade novamente aparece como protagonista desse crescimento, pois esse percentual atingiu a marca de 6,93% desde 2018. Carazinho aparece ao final como sendo o município onde esse percentual decaiu, apresentando queda de 0,51% em relação ao mesmo período.

Nome Social

Pessoas transgêneros e travestis passaram a ter o direito à inclusão do nome social somente em 2018, uma decisão histórica, quando a acessibilidade para emissão de títulos de eleitor para esse público foi facilitada. Cerca de 37.646 de brasileiros e brasileiras optaram nas eleições deste ano pelo uso do nome social. São 29.701 de pessoas a mais do que nas eleições gerais de 2018 onde apenas 7.938 eleitoras e eleitores solicitaram à Justiça Eleitoral a inclusão do nome social no cadastro eleitoral. O aumento é de cerca de 373,83% segundo dados do TSE.

Na região, o número de eleitoras e eleitores que optaram pela inclusão do nome social nas eleições gerais deste ano registrou um aumento de cerca de 260%. O maior crescimento deste eleitorado foi registrado em Passo Fundo, com 24 pessoas a mais do que nas eleições gerais de 2018, quando apenas 12 pessoas solicitaram a inclusão do nome social no cadastro eleitoral.

Apesar do percentual na região parecer elevado em comparação às últimas eleições gerais de 2018, os números concretos ainda continuam baixos em comparação com o eleitorado, sendo no total apenas 63 pessoas com a inclusão do nome social nos cinco municípios pesquisados. Marau, por exemplo, apenas uma pessoa solicitou a inclusão do nome social para as eleições que irão ocorrer este ano.

Filiações Partidárias

São três os partidos que mais se destacam na região: MDB, PDT e PP. Conforme as taxas de crescimento presentes no site do TSE, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) foi o que mais apresentou aumento de filiação. A média atingiu 7,75% na região.

Por outro lado, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), apresentou perdas consideráveis no que diz respeito às filiações partidárias. Esse percentual alcançou uma diferença de 43,95% desde 2018. Em seguida, aparece o PT (Partido dos Trabalhadores), com redução de 11%, e o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), com 4,30%.

Dos cinco municípios, Marau foi o que registrou a maior taxa de aumento de filiação eleitoral. Esse número chegou a 10,06%. Em seguida aparece Erechim, com 8,11% e Passo Fundo, com 6,18%. Já sobre as quedas, Carazinho aparece como sendo o município que mais se destaca, com 6,85% e em Soledade, esse percentual chega a 6,04%.

Comparecimento e Abstenção

Outro fator que merece ser levado em conta são os percentuais de comparecimento do eleitorado na prática da cidadania e no deslocamento até os espaços de votação. Mediante esse ponto e ainda levando em conta os dados divulgados no site do TSE, é possível identificar uma redução de 5,1% na média de comparecimento dos eleitores às urnas nos cinco municípios em destaque num período de oito anos, entre 2012 a 2020.

E se você, mesmo lendo a reportagem e acompanhando os índices em destaque nos infográficos ficou com alguma dúvida de onde ou como encontrar outros dados, é só acessar o site do TSE

Destes cinco municípios, quatro apresentaram queda de cerca de 6% nos percentuais de comparecimento registrados. Marau foi o único que apresentou crescimento quanto a essas taxas, o equivalente a 2,14% a mais em comparação a anos anteriores. Enquanto isso, Soledade aparece como sendo o que apresentou a taxa mais baixa, o equivalente a 8%.

Mas se as taxas de comparecimento são baixas, atenção para os percentuais de abstenção registrados nos últimos anos: Passo Fundo disparou na frente, registrando a maior taxa entre os cinco municípios regionais, média que alcançou cerca de 94% entre o período correspondente, de 2012 a 2020. Já em Soledade, esse número não ultrapassou a marca de 7,63%.

Acesse o infográfico clicando aqui.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais