Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Ministério Público Federal denuncia Lula e Marisa Letícia por corrupção e lavagem de dinheiro

por Ivan Sgarabotto

O Instituto Lula informou, por meio de nota, que o ex- presidente e dona Marisa repudiam pública e veementemente a denúncia porque ela não se sustenta em provas

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva teria sido o comandante do esquema criminoso descoberto pela Operação Lava Jato, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas foram denunciados nessa quarta-feira, 14, por crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula supostamente teria recebido mais de  R$ 3,7 milhões em vantagens ilícitas da empreiteira OAS, dinheiro que teria sido usado na compra de um apartamento tríplex em Guarujá,  reformas no imóvel e contratos milionários para armazenamento de bens pessoais.

Em entrevista coletiva, o procurador da República Deltan Dallagnol apresentou 14 evidências de que Lula não apenas conhecia o esquema de corrupção investigado pela lava jato, como era o grande general que comandava o que seria a propinocracia, o governo por meio da propina.

Segundo os procuradores responsáveis pela denúncia, o esquema funcionava a partir da distribuição de cargos para arrecadar propina. E o propósito dessa arrecadação, que supostamente beneficiava principalmente o PT e Lula, era conseguir apoio político e governabilidade, a perpetuação criminosa no poder e o enriquecimento ilícito dos agentes públicos.

O Ministério Público revelou ainda que há indícios de que o mesmo esquema de corrupção tenha se repetido em outros órgãos, como Eletrobras, Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde e Caixa Econômica Federal.

Entre os oito indiciados pela força-tarefa do MPF estão também o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, além de executivos da empreiteira.

A denúncia agora será apreciada pelo juiz Sergio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, e os denunciados só se tornam réus caso ela seja acatada.

O Instituto Lula informou, por meio de nota, que o ex- presidente e dona Marisa repudiam pública e veementemente a denúncia porque ela não se sustenta em provas.

De acordo com a nota, desde o início da Operação Lava Jato, houve uma devassa na vida do ex-presidente,e nada foi encontrado. Ainda segundo a nota, construíram uma tese baseada em responsabilidade objetiva, incompatível com o direito penal e que o crime do Lula, para a Lava Jato, é ter sido presidente da República.

Os advogados que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, repudiaram a denúncia feita por procuradores que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato. Em nota, os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira reafirmam que Lula e Marisa não são proprietários de um apartamento triplex situado em Guarujá, no litoral paulista. Segundo a defesa de Lula, o imóvel pertence à OAS.

Com informações da Agência Brasil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais