Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Solenidade inaugura nova foto na Galeria de Presidentes e homenageia ex-vereadores

por Guilherme Soldá Degrandis

Sessão especial aconteceu nesta sexta-feira

A Câmara de Vereadores de Marau realizou mais uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Vereador, com especial homenagem a dois ex-vereadores que deixaram sua marca no Legislativo: senhores João Atilio Rodigheri e Jonas Sebben. A solenidade aconteceu na noite de terça-feira, 1º.

Além das homenagens, também ocorreu a cerimônia de descerramento da foto de Vilmo Perin Zanchin na Galeria de Ex-presidentes desta casa. Vilmo assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vereadores em 2018 e atualmente desempenha a função de chefe de gabinete do Prefeito Iura Kurtz.

Fizeram uso da palavra os Vereadores Zigomar Zanin, Anderson Rodigheri e Antônio Borella De Conto, além do Vice-prefeito Rui Gouvêa, homenageados e Presidente Josiane Bedin.

“Acima de tudo, os vereadores são os nossos representantes, são os representantes da sociedade na câmara. O Vereador é o político que deve estar mais próximo dos cidadãos, entendendo os problemas da cidade, buscando soluções e exercendo a fiscalização. Nesta noite tivemos este privilégio de homenagear duas importantes personalidades que souberam desenvolver tal função da melhor maneira”, disse a Presidente Josiane.

A homenagem do Dia do Vereador foi instituída a partir do Projeto de Decreto nº 08 de 21 de dezembro de 2006, de autoria do então Vereador Valdir Sozo.

Além dos pronunciamentos, a sessão foi marcada pelas apresentações musicais dos Vereadores Renan Borba e Josiane Bedin e do pequeno Henrique Rodigheri, que prestou homenagem ao Vô João Atílio. Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes.

 

Históricos:

 

Vilmo Perin Zanchin nasceu em 13 de fevereiro de 1972, na Comunidade de Sagrado Coração de Jesus. É filho de Valentin Zanchin e Alice Perin Zanchin (in memoriam). Possui 10 irmãos e é casado com Rocheli Beatriz Zanin.

Desde a juventude exerce papel de liderança, tendo sido presidente do Grêmio Estudantil da escola Anchieta, Presidente da UME (União Marauense de Estudantes), momento em que lutou para a implementação do transporte escolar gratuito em nosso município. Sempre esteve envolvido com entidades e comunidades. No ano de 2016 concorreu ao cargo de Vereador, elegendo-se com 849 votos.

Em 2018 assumiu a presidência da Câmara Municipal de Vereadores e atualmente desempenha a função de chefe de gabinete do Prefeito Iura Kurtz.

 

João Atílio Rodigheri nasceu em 23 de setembro de 1955. É filho de Natalin Antônio Rodigheri e Teresa Lívia Rodigheri, casado com Maria Salete Poli Rodigheri, com quem teve dois filhos: Anderson e Natália

É Engenheiro Civil – formado em 1981 pela Universidade Católica de Pelotas. 

Trabalhou na Prefeitura Municipal de Marau de 1983 a 2018 (trinta e cinco anos), funcionário de carreira como engenheiro, coordenador do departamento de engenharia e secretário municipal de obras e serviços urbanos em dois mandatos nos anos de 88/89 com o prefeito José João Santin e 1997/2000 com o prefeito Alci Luiz Romanini.

Responsável por mais de 1500 obras, projetos, execução e fiscalização com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), como prédios escolares, creches, edifícios públicos diversos, calçamento, asfalto, redes de esgoto, loteamento e casas populares, serviços burocráticos e demais serviços relacionados a engenharia pública. Primeiro engenheiro do quadro de funcionários municipais, participou diretamente na elaboração do primeiro plano diretor e lei do parcelamento de solo urbano do município, sendo Marau um dos primeiros Municípios do porte da época a ter um plano diretor. Fez parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano por diversos anos representando o corpo técnico da engenharia.

Na área rural teve a participação nos projetos das escolas, praças, pontes de concreto, pavimentação e serviços próprios do cargo e função de que exercia, nas capelas e bairro fez inúmeros projetos de salões comunitários e quadras de esportes, de forma voluntária já que muitos não faziam parte das atribuições de engenheiro do Município, dando assim contribuição pessoal ao lazer, esporte e cultura para os moradores destas comunidades.

Teve participação ativa no meio do funcionalismo sendo sócio fundador da associação dos funcionários municipais e depois do sindicato dos servidores municipais.

Foi Eleito vereador para o mandato de 1993/1996 participando ativamente na tribuna como vereador de oposição e participando de diversas comissões da Casa, sendo o primeiro funcionário público municipal a ser eleito, abrindo assim o caminho para que depois viessem outros representantes da Categoria.

Foi Eleito presidente da câmara municipal de vereadores no ano legislativo de 1995. Como presidente promulgou a Lei nº 2338 de 23 de outubro de 1995 que instituiu o Transporte Universitário Gratuito e para alunos em curso profissionalizantes e supletivos na época realizados em Passo Fundo, ainda em 1995, promoveu, com seus pares, o novo projeto de resolução que instituiu o Regimento Interno do Poder Legislativo da época.

Em sua atividade profissional sempre procurou seguir as orientações de seus superiores hierárquicos, jamais se omitindo de realizar serviços que visassem auxiliar as administrações públicas, agiu sempre com ética e respeito às leis, buscando desburocratizar o serviço público com o objetivo final de resolver o problema do cidadão.

 

Jonas Sebben é Filho de Dário Sebben e Carmen Migliorini Sebben e irmão de Dariane. Cresceu dentro do ambiente de trabalho junto a família e no convívio com as pessoas.

Cursou parte do ensino fundamental na Escola Charruas e concluiu o ensino médio no IESTA, onde foi líder de turma.

Foi assessor de planejamento na Prefeitura de Marau, onde teve a oportunidade de auxiliar na elaboração de importantes projetos para MARAU, conquistando muitos recursos.

É graduado em Ciências Jurídicas – Direito, pela Universidade de Passo Fundo. Enquanto universitário, e com a aprovação dos colegas, presidiu no ano de 2008 a Associação dos Universitários Marauenses - ASSUMA.

É militante desde os 15 anos na política, pois sempre gostou de trabalhar juntamente com a comunidade para fazer uma sociedade melhor e mais justa.

Em maio de 2008, tomou a iniciativa de abrir o próprio negócio, vinculado às atividades que seu pai já exercia, na Empresa ESCRITORIO SEBBEN..

Em 2008, concorreu a vereador pelo PMDB como uma novidade por ser um jovem atuante e promissor, obtendo uma excelente votação e ocupando a vaga de 1º suplente de vereador com 566 votos.

Em 2009, teve a oportunidade de assumir uma cadeira no legislativo e foi Primeiro Secretário da Mesa diretora, onde fazia a leitura das proposições e auxiliava nas atividades da mesa. E em abril deste mesmo ano, também entendendo uma necessidade da comunidade, abriu a J. SEBBEN PLACAS, empresa que trabalha até hoje no ramo de placas automotivas para veículos e motocicletas.

Em 2010, teve a oportunidade de assumir a Presidência da Câmara de Vereadores de MARAU, sendo se não o mais novo, um dos mais jovens a assumir essa função tão importante, o que lhe conferiu uma experiência incrível nas questões legislativa e pessoal.

Em 2011, foi escolhido pelo Prefeito Municipal como LIDER DE GOVERNO atuando como porta voz entre o poder EXECUTIVO E LEGISLATIVO, além de ter a coragem de assumir a presidência da 1ª CPI do município de MARAU.

Em 2012, concorreu mais uma vez a uma cadeira no legislativo municipal, desta vez alcançando uma votação de 397 votos, conquistando a vaga de 3º suplente de vereador, e tendo a oportunidade de assumir uma cadeira no legislativo em agosto de 2015, pelo período de um mês.

Em abril de 2015, após alguns anos de namoro, entendeu que era necessário constituir família casando com a GIOVANA. Hoje com 34 anos, ambos possuem um casal lindo de filhos: a Isabelli de 3 anos e o Valentim de 2 meses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais