Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura, Banco do Brasil e WWF Brasil definem diretrizes das capacitações que serão desenvolvidas no Programa Água Brasil

por Ivan Sgarabotto
Foto: Foto: Philippe Thibault

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o Banco do Brasil, a WWF Brasil e o Instituto 5 Elementos promoveram uma reunião para definir as ações que serão desenvolvidas nos próximos meses pelo grupo de trabalho de Educação Ambiental, dentro do Programa Água Brasil. A reunião aconteceu na última sexta-feira (27.02).

Dentre as definições ficou acordado que serão desenvolvidas quatro capacitações na cidade. As duas primeiras ocorrerão no mês de abril, cujo o público-alvo são professores - cerca de 350 das redes pública e privada do Município. A Gestora Institucional do Instituto 5 Elementos, Mônica Pilz Borba, explica que trata-se de um Seminário Consumo Sustentável e Ação. O objetivo é disseminar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), além de apresentar o material educativo Coleção Consumo Sustentável e Ação – Resíduos Sólidos.

As outras duas capacitações serão destinadas aos agentes comunitários. A data prevista é na primeira semana de maio. Os objetivos são de informar e mobilizar os agentes comunitários sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, seus desafios, responsabilidades dos governos federal e municipal, das empresas e dos cidadãos, além de trazer informações atualizadas sobre a gestão dos resíduos sólidos no Município. “Queremos desenvolver diversas metodologias de educomunicação para orientar a população sobre novos hábitos de consumo e descarte”, completa Mônica, que é quem irá ministrar as formações.

A diretoria de educação Ambiental da SEMMA irá coordenar os encontros.

O Programa Água Brasil: O Programa Água Brasil, nas cidades, desenvolve ações relacionadas à promoção do consumo consciente e à valorização da reciclagem, envolvendo o desenvolvimento e a implementação de modelos de negócios sustentáveis e o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos do BB. Além de Caxias, as cidades selecionadas que recebem ações do Programa Água Brasil são Natal (RN), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC). A intenção é estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminar os princípios do consumo consciente. Posteriormente, os modelos desenvolvidos nessas cidades devem ser replicados nos demais municípios do país.

Assessoria de Imprensa – SEMMA

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais