Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Primavera inicia nesta terça-feira

por Ana Lúcia Jacomini

Último dia do invenero 2020 foi de frio e com registro de geada

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Roberta Bassani Federizzi

A Primavera de 2020 começa nesta terça-feira, 22/09, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02, do dia 21 de dezembro. Para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o "primeiro verão".

O serviço de meteorologia indica uma Primavera com La Niña na Região Sul do País. Isso porque desde o começo de setembro, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração. O fenômeno La Niña, mesmo fraco, atua no sentido de reduzir a condições para chuva na Região Sul do Brasil. As frentes frias tendem a passar rapidamente sobre a região deixando o ar seco. De todos os meses da primavera 2020, outubro é que dará mais chuva para o Sul do Brasil.

Com informações do Climatempo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais