Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Entenda o funcionamento do PIX

por Taliane Radaelli

Sistema realiza pagamentos e transações de forma instantânea

Foto: Divulgação

O sistema de pagamento instantâneo - Pix entrou em funcionamento nesta semana. Agora é possível realizar pagamentos e transferências através do aplicativo da agência bancária em que o cliente está cadastrado. Entre os principais benefícios do sistema está a possibilidade de realizar um pagamento de forma instantânea  e o acesso ao serviço em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Lucas Zilmer, assessor de produtos da Sicredi aponta que o novo sistema busca reduzir qualquer risco de fraude, além de diminuir a circulação de dinheiro em papel e moeda. 

Para ter acesso ao Pix, explica Lucas, é necessário primeiro ter uma conta no seu banco de preferência e acesso ao aplicativo da agência. O próprio aplicativo irá oferecer um link de acesso ao Pix, depois, basta cadastrar uma chave de identificação que pode ser um CPF, CNPJ, número de telefone ou email. Há ainda opção de chave aleatória, que é gerada pelo próprio sistema.  

De acordo com Lucas, para pessoas físicas o serviço é gratuito, já para pessoas jurídicas pode haver algum tipo de cobrança, mas que esta menor do que as oferecidas pelos demais sistemas. As agências aindas podem estabelecer limites de transações, no caso do Sicredi, aponta Lucas, por questão de segurança foi determinado que o limite seria o mesmo estabelecido para os usuários do cartão de crédito, porém, este valor pode ser ampliado se a agência julgar necessário.  

Lucas ainda dá algumas orientações para evitar golpes: todos os procedimentos devem ser feitos através do aplicativo ou de forma presencial junto ao gerente de conta. Os bancos não costumam pedir ou repassar informações via email ou sms/whatsapp, caso o cliente receba alguma tentativa de comunicação neste sentido deve ficar atento e evitar passar dados pessoais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais