Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Seminário do Leite recebe produtores de 31 municípios

por Camila Agostini

Coasa é uma das promotoras do evento juntamente com o município de Água Santa, Emater e Unibon

Foto: Fonte Agência de Jornalismo

O segundo Seminário Regional do Leite abriu suas atividades na manhã desta quinta-feira, 13/12, em Água Santa. O evento acontece durante o dia, no Ginásio Aldini Vergílio Coser, e reúne cerca de 300 produtores de 31 municípios da região. O evento contou com palestras e 26 expositores na área interna do ginásio.

A Coasa é uma das promotoras do evento juntamente com o município de Água Santa, Emater e Unibon. O vice-presidente da cooperativa, Roberto Felini, destacou que o leite é uma atividade muito presente na região e que o seminário busca qualificar o produtor para que possa alcançar resultados diferenciados. “Tendo rebanho com sanidade, alimentação de qualidade sem dúvida nos momentos de crise a dificuldade se torna menor”, disse Felini ao agradecer a parceria com os organizadores e lembrar que a Coasa realiza captação de Leite em parceria com a CCGL e possui uma fábrica de rações.

O prefeito de Água Santa, Jacir Miorando, destacou que o município valoriza o setor leiteiro pois representa cerca de 20% do valor adicionado. “São 7 mil animais em lactação e aproximadamente 100 mil litros de leite/dia”, disse o prefeito ao afirmar que o Seminário se consolida como uma importante ação de fortalecimento dos produtores.

Mestre em Ciência Animal, Frederico Trindade, abriu os trabalhos da manhã com palestra apresentando resultado de sua pesquisa de mestrado que envolveu 30 propriedades leiteiras de Água Santa. Ele falou sobre indicadores técnico e econômicos do sistema de produção de leite, organização da propriedade, gestão e sucessão familiar. “O volume de leite por área deve compensar o produtor que nesta região além de ser um bom agricultor cuida com muito capricho o rebanho leiteiro maximizando os ganhos da propriedade com esta importante atividade”, observou Trindade.

O evento contou ainda com palestras sobre energia fotovoltaica e sistema intensivo a pasto.

Fonte: Agência de Jornalismo

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais