Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

HCR publica nota pedindo respeito aos seus princípios institucionais

por Ana Lúcia Jacomini

Publicação foi feita no final da tarde desta quinta-feira, 12/11

Foto: Divulgação

O Hospital Cristo Redentor de Marau emitiu uma nota, nesta semana, para esclarecer informações que, segundo a instituição, vêm sendo publicadas nas redes sociais, nos últimos dias. No documento, explica, por exemplo, que os serviços prestados beneficiam mais de 10 mil pessoas todos os meses, sendo que destes, mais de seis mil pessoas de forma totalmente gratuita, já que é a única instituição hospitalar do município, com acesso ao SUS  Sistema ùnico de Saúde.

Também detalhou que durante a pandemia de Covid-19 foram atendidas mais de mil casos, com registro de mais de duzentas altas hospitalares de todos que buscaram atendimento. A casa de saúde também abordou, na nota, a questão dos contratos com os municípios da região, Estado do Rio Grande do Sul e a União Federal. E, ainda, repudiou às afirmações, insinuações ou publicações que tenham objetivo político partidário, utilizados em época de campanha eleitoral e que possam denegrir ou manchar sua integridade.

Leia a íntegra da nota publicada:

Com o objetivo de esclarecer à população de Marau e região, o Hospital Cristo Redentor (Associação Hospitalar Beneficente de Marau) vem a público informar que é um hospital privado sem fins lucrativos e filantrópico; NÃO É UMA ENTIDADE PÚBLICA, que possui diretoria voluntária,  sem remuneração com plena autonomia administrativa, financeira e patrimonial, sendo totalmente vedada a participação de qualquer agente político nos termos do art. 2º, inc. II do Decreto n. 6.170/2007, concebida por uma ampla articulação pluripartidária.

 

O Hospital possui contratos com os municípios, estado do Rio Grande do Sul e a União Federal, e oferece serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro de limites previamente contratados e suportados pela Instituição; atende à toda a população de forma universal 24 horas por dia, 365 dias do ano, de forma ininterrupta.

Os serviços prestados pelo Hospital Cristo Redentor beneficiam mais de 10 mil pessoas todos os meses, sendo que destes, mais de 6 mil pessoas de forma totalmente gratuita sendo a única instituição no município de Marau que garante o acesso ao SUS indistintamente para toda a população em especial aos menos favorecidos ou que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Agora, durante a pandemia da covid - 19 que vem abalando a humanidade, atendemos mais de mil casos desta grave doença com registro de mais de duzentas altas hospitalares de todos que buscaram atendimento. (Prestação de contas covid – 19 disponível no site: >www.hcrmarau.com.br.)

Os serviços e trabalhos desenvolvidos no HCR são construídos no diálogo de ações de muitos aportes econômicos, tanto da sociedade civil, como de empresários, governos, representantes do legislativo de inúmeros partidos, mas todas pessoas comprometidas com a promoção da cidadania e solidariedade coletiva.

Neste sentido, vem por intermédio desta manifestar seu total repúdio quanto às afirmações, insinuações ou publicações que tenham objetivo político partidário utilizados em época de campanha eleitoral e que possam denegrir ou manchar a integridade desta Instituição, que é um dos maiores patrimônios de bem social para a comunidade de Marau e região, e, que pertence a todos nós. Juntos temos que preservar está Casa de Saúde que não pode faltar.

O fato não é novo. Não podemos ficar calados. Ano após ano vemos polêmicas serem levantadas em época de campanha eleitoral, com apoio de pessoas da sociedade, com respaldo de redes sociais, com o objetivo eleitoreiro, confundindo HCR com o ente público Prefeitura Municipal. Entra governo, sai governo, a obrigação do ente público para com o HCR não muda, continua a mesma, porque não pode, por ordem legal, solapar a saúde dos menos favorecidos, daqueles que não encontrarão leitos particulares em hospitais fora de Marau.

Com a insistente depreciação do HCR, quem perde é a comunidade. O Hospital Cristo Redentor é regularmente fiscalizado por todos os órgãos referentes a sua operação na área de atendimento Hospitalar com registro federal no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) sob o nº 2246953, respondendo ao Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, Vigilância Sanitária Estadual – CEVS, Receita Federal, Ministério da Justiça, CREMERS, COREN/RS e demais instituições de fiscalização conforme legislação vigente. Realiza a publicação anual dos seus balanços patrimoniais bem como possui auditoria externa com Auditores Independentes em suas contas com divulgação dos Relatórios de Auditoria.  Todos estes órgãos estão sendo colocados em xeque.

Tem-se visto comentários em publicações desqualificadas, verdadeiros crimes contra honra. Sendo assim, a Instituição, com o intuito de manter a sua conduta proba, se coloca à disposição para todos que manifestam dúvidas ou sugestões quanto a transparência da administração buscar os canais oficiais de ouvidoria >http://www.hcrmarau.com.br/contato   ou a própria Instituição visando a melhoria contínua dos serviços prestados ao nossos clientes/pacientes. E convida a todo cidadão ou cidadã que queria contribuir com está difícil empreitada de prover o bem comum, a fazer parte de nossos trabalhos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais