Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Eleitores marauenses precisam fazer o cadastramento biométrico

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Prazo encerra no dia 14 ade agosto e não há previsão de ser prorrogado

Rafael Copetti, chefe do Cartório Eleitoral de Marau
Foto: Bruna Pratti/Tua Rádio Alvorada

Inicia nesta segunda-feira, 11/03, o cronograma para realização da revisão do eleitorado e coleta de dados biométricos, no município de Marau. O prazo encerra em 14 de agosto. O cadastramento biométrico é obrigatório e o eleitor que não se recadastrar terá seu título cancelado. A biometria será cobrada na próxima eleição, em 2020, agora também no município marauense. O Cartório Eleitoral de Marau atende das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia. Não há previsão de atendimento aos finais de semana e nem de prorrogação do prazo.

Rafael Copetti, chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral, revela que mais de 65% dos eleitores marauenses já estão biometricamente cadastrados. Isso se deve, segundo ele, às campanhas realizadas pelo órgão, para evitar atropelos no prazo final. Também, os eleitores cadastrados a partir de 12 de abril de 2013, já possuem a biometria e esse dado consta nos respectivos títulos eleitorais. Na revisão do eleitorado é realizada a coleta de dados biométricos dos eleitores, ou seja, será coletada a assinatura do eleitor, as impressões digitais de todos os dez dedos das mãos e a captura da foto. Copetti reforça que aquelas pessoas que votaram por biometria na eleição passada, a partir do cruzamento de dados com o IGP – Instituto Geral de Perícias, também precisam comparecer ao Cartório Eleitoral para efetuar o cadastramento.

 O cancelamento do cadastro eleitoral, segundo Copetti, implica em uma série de consequências como não poder tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas. Para efetivar o cadastro  é necessária a apresentação de documento com foto, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência atualizado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais