Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Defesa Civil faz Simulado de Zonas de Auto Salvamento neste sábado na Barragem do Capinguí

por Ana Lúcia Jacomini

Ação preventiva tem o intuito de deixar a comunidade preparada para eventuais situações de risco

Barragem no dia 05 de setembro do ano passado com alta de quase um metro e meio
Foto: Arquivo Tua Rádio Alvorada/Defesa Civil

A Defesa Civil e a CSN, empresa que administra a CEEE, vão realizar um Simulado de Zonas de Auto Salvamento – ZAS, para moradores do entorno da Barragem Capingui - a barragem III é a menor do complexo e está localizada na Comunidade de Sede Independência Taquari. Será neste sábado, 09/03, com o acionamento das sirenes às 9h.

A atividade faz parte de uma série de treinamentos que vêm sendo realizados desde fevereiro, ocasião em que também foram cadastradas as famílias que moram nas proximidades do local. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Marau, Naura Bordignon, o objetivo é planilhar o tempo que cada pessoa levará para chegar em um dos cinco pontos de encontro, previamente definidos em protocolo.

A ação preventiva tem o intuito de deixar a comunidade preparada para eventuais situações de risco, como ocorrido no ano passado por ocasião do excesso de chuva e das cheias dos rios. O trabalho será acompanhado pelo Corpo de Bombeiros de Marau, que é a corporação mais próxima e que será acionada em caso de necessidade. 

RELEMBRE

Na noite da segunda-feira, 04/09/23, a Defesa Civil de Marau recebeu comunicado da CEEE Geração de alerta de cheia na Barragem Capingui III - a menor do completo, localizada na Comunidade de Sede Independência Taquari. Com uma chuva incessante, por volta das 18h, o nível do reservatório estava quase um metro e meio acima do normal e a situação demandava atenção.

Como medida preventiva, os moradores próximos da barragem, especialmente nas comunidades de São Caetano e Taquari, foram alertados para a possibilidade de intervenções que priorizassem a vida da população. Pelo menos duas famílias, com residências mais próximas ao rio, chegaram a ser comunicadas para saírem de casa. A ponte de São Caetano chegou a ser bloqueada como prevenção. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais